Como fabricamos um colchão artesanal?

Abr 10, 2021 | INFORMAMOS-TE

Dizem que não há nada mais satisfatório do que fazer ou construir algo com as próprias mãos. Porque sabemos que o artesanato é a elaboração mais delicada e detalhada. Um trabalho manual feito pelos chamados artesãos e que até já se inclui na confecção do colchão feito à mão. Um produto premium que na Maxcolchon trabalhamos com perfeição.

A que chamamos colchão artesanal e em que se diferencia o seu fabrico em comparação com os colchões industriais?

Conhecemos como colchão artesanal aqueles que são manufaturados. Ou seja, são feitos à mão, de forma tradicional, pelos melhores especialistas no seu processo de fabricação. Especialistas do descanso que, com delicadeza e muito cuidado, realizam todo o processo com os melhores materiais (seda, fibras naturais ou algodão).

Além dos materiais de topo, outro fator diferenciador no que diz respeito aos colchões feitos à mão é o tipo de montagem. Enquanto a fabricação industrial usa colas para unir as suas diferentes camadas, os artesãos de colchões optam por combinar as camadas com as pregas e de forma individual. Desta forma, não só se consegue um colchão de excelente qualidade, resistente, confortável, adaptável e com alto rendimento, mas também é muito mais respeitador para com o meio ambiente.

Os materiais mais utilizados na fabricação dos colchões artesanais

Como já mencionamos, parte dos valores diferenciais que os colchões artesanais oferecem estão nas próprias matérias-primas: algodão, seda e látex natural.

Por um lado, encontramos o algodão. Talvez a fibra natural mais importante do mundo. Sobrevivente da industrialização vivida desde o século XIX e que, até hoje, ainda está presente em quase 50% dos produtos que contêm fibras têxteis.

Integrados na fabricação artesanal de colchões, os tecidos de algodão permitem maior respirabilidade, pois absorvem o suor e permitem que a pele respire. Isto, aliado a uma ventilação adequada, evita o aparecimento dos temidos fungos, que também lhe confere um desempenho higiênico.

Como segundo material temos a seda, a sua resistência e adaptabilidade às peles mais sensíveis. Graças a estas qualidades, os nossos artesãos fabricam um colchão com excelente termorregulação, criando assim uma climatização adequada para o conforto e descanso.

Por fim, encontramos o látex natural que, no caso da Maxcolchon, é utilizado para a fabricação artesanal do modelo Sinfony. Um colchão cuja maciez, elasticidade e sensação de receção são infinitas.

Quais são as vantagens de comprar um colchão artesanal?

Para além da própria concepção do colchão, trabalhado à mão com detalhe profissional e da qualidade dos seus materiais naturais, existem outros tipos de vantagens que fazem dos colchões artesanais um produto de máxima garantia.

– Os colchões artesanais garantem que o peso do utilizador não os deforme.

– Trata-se de modelos cuja firmeza não afeta a sensação de suavidade e esponjosidade.

– São colchões muito macios graças ao fabrico com materiais naturais como o algodão.

– São produtos ecológicos que respeitam ao máximo o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

– O colchão artesanal tem uma respirabilidade máxima, perfeito para quem dorme com tendência a suores noturnos.

– Facilitam o correto alinhamento da coluna e a redução da pressão nos pontos de apoio da região lombar ou do meio das costas.

– Como já referimos, são colchões macios cuja termorregulação os torna um modelo muito fresco para o verão e, ao mesmo tempo, quente no inverno.

– Graças ao seu fabrico manual, atendendo a cada detalhe, garantem a máxima durabilidade, tornando-se um produto a tratar como um investimento.