Como evitar dores nas pernas ao dormir?

Ago 9, 2019 | CONSELHOS, DESCANSO, PROBLEMAS FÍSICOS, SAÚDE

Depois de um longo e exaustivo dia de trabalho, queremos chegar a casa, tomar um banho, ir para a cama e descansar tranquilamente. No entanto, por vezes, existem alguns desconfortos que nos impedem de adormecer e descansar correctamente, como por exemplo a dor nas pernas na cama. Neste post falaremos sobre as principais causas desta condição e que medidas podemos tomar para aliviar a dor.

Se você é uma daquelas pessoas que sofrem de dores nas pernas enquanto dorme, provavelmente sentirá uma grande sensação de desconforto ao dormir e não poderá descansar adequadamente. Antes de falar sobre as medidas que ajudarão a aliviar esse desconforto, é necessário conhecer suas causas. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode sentir dor nas pernas enquanto dorme.

Lesões nas pernas

Uma das principais causas de dor nas pernas enquanto dorme são as lesões nesta área. Algumas delas podem passar despercebidas porque o desconforto não se manifesta no momento, mas depois de um tempo.

Algumas condições que causam dor nas pernas ao dormir são fadiga muscular, fissuras e inflamação dos tendões.

Cãibras musculares

Um dos maiores desconfortos que ocorrem nas pernas quando se dorme são as cãibras musculares, que podem ocorrer devido a um déficit de potássio no corpo ou falta de hidratação.

Más posturas

Embora possa parecer insignificante, posturas de sono ruins podem causar dor nas pernas enquanto dorme, uma vez que a circulação sanguínea na área pára como resultado de permanecer em uma determinada posição por um longo tempo, o que se traduz diretamente em dor ou parestesia nas extremidades inferiores.

Síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas é um tipo de distúrbio do sono que se manifesta na necessidade de mover as pernas continuamente e é acompanhada por parestesia, que causa grande desconforto e é uma das causas de dor nas pernas enquanto dorme.

Outras causas

  • Pobre circulação.
  • Problemas musculares ou articulares.
  • Osteoporose.
  • Hérnia discal.

Dicas para aliviar a dor nas pernas enquanto dorme

Agora que você sabe as causas da dor nas pernas ao dormir, é hora de descobrir que medidas podem aliviar esse sentimento terrível.

  • Evite manter as pernas cruzadas ou na mesma posição.
  • Aplique bolsas de gelo, isto irá aliviar a dor e estimular a circulação sanguínea.
  • Massage a área com óleos naturais, como o alecrim ou gerânio, suas propriedades ajudarão a aliviar a dor e o desconforto.
  • Não permaneça numa posição fixa durante o trabalho, tente mover-se e mudar de posição.
  • Tome um duche quente, isto vai ajudar as suas pernas a relaxar.
  • Aplique vinagre de maçã e massaje suavemente as pernas..

Se o desconforto persistir e a dor nas pernas enquanto dorme for muito intensa, recomenda-se ir a um especialista para poder realizar um tratamento adequado.