Como evitar acordar para ir ao quarto de banho

Set 24, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

Sabe o que é a noctúria? Por trás deste nome tão científico, que poderíamos associar de maneira errónea a uma enfermidade grave, esconde-se o que popularmente conhecemos como acordar para ir ao quarto de banho. Sim, essa necessidade tão imperiosa de urinar, que nos costuma chegar entre as 4 e as 6 da madrugada, interrompendo o nosso sono e, portanto, o nosso descanso. Uma situação que pode provocar o final do sono, porque já ficamos a pensar no inevitável momento em que vai tocar o alarme. Como evitá-lo?

Por que nos despertamos todas as noites com vontade de ir ao quarto de banho?

Durante grande parte da nossa vida, a quantidade de urina que se origina no nosso corpo costuma diminuir pelas noites, algo que nos ajuda a dormir durante as 7-8 horas recomendadas, sem a necessidade de nos levantarmos a urinar. Este padrão produz-se graças a uma hormona antidiurética, que é a causadora de reduzir as nossas visitas noturnas ao quarto de banho.

A hormona antidiurética que diminui a produção de urina no organismo durante as noites origina-se no hipotálamo, fazendo com que a água que chega aos nossos rins possa ser absorvida novamente de forma temporal, ao invés de produzir urina, o que nos provocaria a vontade de ir ao quarto de banho.  O problema chega a certa idade. Mais ou menos a partir dos 70 anos, as pessoas podem chegar a sentir uma necessidade quase obrigatória de visitar o quarto de banho, pelo menos duas vezes por noite.

Além das questões relacionadas com a idade e a velhice, existem outros fatores que podem provocar que nos despertemos mais frequentemente para urinar durante a noite, interrompendo de maneira constante o nosso sono e descanso:

– Beber demasiados líquidos nas últimas horas do dia, sobretudo pela noite.

– Ingestão de álcool.

– Tomar bebidas com demasiada cafeína.

– Infeções da bexiga e das vias urinárias.

– Gravidez.

– Sofrer de alargamento da glândula prostática.

– Insuficiência renal crónica.

– Ter as pernas inchadas.

– Outras enfermidades, como a diabetes, a insuficiência cardíaca.

– Ter um nível excessivo de cálcio no sangue.

– Tomar certos medicamentos.

Conselhos para evitar levantarmo-nos todas as noites com vontade de urinar

Como já vimos, uma das principais causas que nos provocam a vontade de ir ao quarto de banho é a própria ingestão de líquidos. Obviamente, começando pela redução de bebida, ajudará a produzir menos urina e, portanto, evitará acordarmos a meio da noite com a intenção de ir ao quarto de banho. Mas, além disso, desde a própria Associação Espanhola de Urologia, recomendam certas diretrizes, que nos ajudarão a melhorar o nosso sono noturno:

– Reduzir o consumo de água e de bebidas, a partir do meio da tarde.

– Ter uma boa higiene de sono. Respeitar os nossos ciclos de sono, deitarmo-nos e levantarmo-nos sempre à mesma hora, evitar as sestas (ou não as fazer mais longas do que 30 minutos), e dormir numa cama confortável, sem ruídos, e sem contaminação de luz, irá ajudar-nos a não nos despertarmos cada noite para ir ao quarto de banho.

– Ainda que pareça contraditório, é importante beber um mínimo de litro ou litro e meio de água cada dia.

– Se o álcool e a cafeína nos provocam uma maior produção de urina, o lógico é diminuir a ingestão destas substâncias. Além de que, não só aumentam a produção, mas também irritam a bexiga.

Alguns alimentos pioram a noctúria (chocolate ou comidas picantes), pelo que é importante não ingerir jantares abundantes, e evitar esse tipo de alimentos.

– Aguente a vontade de urinar para treinar a bexiga, e assim conter mais quantidade de urina.

– Para aqueles que sofrem de pernas inchadas, é importante saber que é promovida pela acumulação de líquidos corporais nestas extremidades. Ao deitarmo-nos, e descansando com as pernas ao alto, poderemos assegurar uma noite mais tranquila, e sem interrupções. Como? Realizando estes hábitos, conseguiremos que o líquido volte aos nossos rins e, portanto, reduzimos a vontade de urinar.