Como escolher as medidas perfeitas para o seu colchão

Jun 21, 2021 | INFORMAMOS-TE

150. 160. 180. Tamanho King size. Cama de casal. Corpo e meio. 90 centímetros de largura. ¿Qual é a medida de colchão que necessito? Com tantas oscilações nas dimensões e o grande número de modelos que luzem nos catálogos, é fácil perder-se um pouco com as medidas perfeitas para o seu colchão. Não se preocupe, em seguida explicamos quais são os fatores que deve ter em conta para selecionar as medidas perfeitas.

Que fatores devo considerar para escolher as medidas do meu novo colchão?

Quando procuramos um colchão novo, prestamos atenção a uma série de benefícios que pensamos que devem estar inerentes à qualidade do mesmo. Quase como uma intuição, perguntamos ao vendedor pelos seus níveis de firmeza e adaptabilidade. Em seguida, comentamos que somos uma pessoa com tendência a suar, acabando por ir eliminando possibilidades, até selecionar aquele modelo com alta capacidade de transpiração. Mas, ¿e o que sucede com as suas dimensões?

Longe vão os tempos em que conseguíamos uma cama de 90 para as crianças e apenas utilizávamos isso de “cama de matrimónio” quando queríamos um colchão para dois. A tecnologia do descanso evoluiu, apareceram materiais como a viscoelástica ou o látex e, felizmente, alguém projetou um benefício maravilhoso que permite que uma pessoa descanse, ainda que a sua cara-metade não pare de mover-se: a independência de leitos.

Hoje em dia dispomos de uma variedade quase infinita de combinações. Colchões de 80, 90, 120 centímetros… Para pessoas altas, baixas e de muitas fisionomias. Assim é como deve escolher as medidas do seu colchão:

Altura dos dormentes

Quiçá, a razão mais óbvia de todas. Porque se mede 1,90 metros não deveria escolher um colchão de 180 ou 190 centímetros de comprimento. Por isso, Maxcolchon oferece modelos de até 200 cm de altura, que podem ser mais, se opta pela construção de um colchão personalizado para as suas necessidades.

Número de dormentes

Junto à fisionomia, o número de pessoas que irão dormir na cama vai determinar as dimensões do colchão. Aqui também há que ter em conta que os dois dormentes devem poder descansar comodamente, sem necessidade de invadir o espaço do outro, e com capacidade de mover-se durante a noite. A partir dos 150 centímetros de largura podemos começar a falar de umas dimensões adequadas.

Espaço disponível no quarto

De nada serve determinar o número de dormentes, a sua largura e a sua altura, se vamos colocar a cama num quarto de dimensões reduzidas. Meça bem as paredes do quarto, a distância para os outros móveis, e também os centímetros que vão separar o colchão da porta, não vá dar-se o caso de depois não conseguir fechar a porta do quarto.

Hábitos de sono e posturas para dormir

Há pessoas que dormem abraçadas à almofada, outras com o corpo cruzado, ou em contínuo movimento. Além da já mencionada independência de leitos, é importante considerar os movimentos dos dormentes para estabelecer as medidas perfeitas do colchão.

Na Maxcolchon, para além de lhe oferecer a possibilidade de que desenhe o seu próprio colchão, com as dimensões que prefira, dispomos de um catálogo bastante amplo de medidas. Modelos que começam com o já clássico 80×180, e que podem chegar até selecionar autênticas fortalezas do descanso, como o Presidencial King Size. Neste último caso, falamos de um colchão cujas dimensões ascendem aos 200×200. Qualquer lar com quartos grandes receberá de bom grado este modelo perfeito para que os dois dormentes possam descansar a seu bel-prazer. E, evidentemente, Maxcolchon oferece também uma variedade de roupa de cama que pode cobrir qualquer destas medidas já mencionadas.