Como ensinar os seus filhos a fazer a cama

Nov 28, 2019 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

Envolver os mais pequenos nas tarefas domésticas rotineiras pode, por vezes, ser complexo. Felizmente, existem diferentes métodos e técnicas que podem ajudar a envolver gradualmente as crianças nas tarefas.

É comum as crianças tentarem livrar-se da obrigação de terem de assumir a responsabilidade pelas suas coisas, mas tem sido demonstrado que se os adultos delegarem pequenas tarefas nas crianças acabarão por se tornar mais independentes e resolutos. As tarefas devem ser aplicadas regularmente e sempre dependendo da idade. Por exemplo, pegar nos seus brinquedos deve ser aplicado durante o segundo ano de vida, começar a fazer a cama ou colocar roupa suja no cesto a partir dos três anos, e assim por diante.

Muitos pais têm conflitos sobre como ensinar a fazer a cama, uma vez que o resto das tarefas não requerem nenhuma técnica, pois só recolhem e organizam objetos em locais específicos. Mas para fazer a cama é necessário dedicar tempo à ação.

Os especialistas pedagógicos dizem sempre que a maior referência para as crianças são os seus pais, por isso, se queremos que comecem a fazer tarefas em casa, temos de ver que os pais também o fazem, esse seria certamente o primeiro ponto.

Dicas para ensinar as crianças a fazer uma cama

Os pequenos precisam de camas práticas sem muitos adornos e detalhes, pois isso complica as coisas. Então, aqui estão os passos a seguir para que os seus filhos aprendam a fazer a cama sem dificuldade.

Arejar a cama

Antes de fazer a cama, é necessário explicar-lhes que o melhor que se pode fazer para evitar a umidade e a proliferação de ácaros nos lençóis e até mesmo no colchão. Para isso, vamos descobrir completamente a cama e abrir um pouco a janela para que o ar possa circular pelo quarto. Como devemos esperar alguns minutos para começar a fazer a cama, este tempo é ideal para aproveitar e pegar um pequeno quarto.

Roupa de cama

É ideal que a cama das crianças não tenha um excesso de camadas, pois será mais fácil fazer a cama se ela tiver um lençol inferior, capa de edredão e travesseiro. Assim, o primeiro passo será esticar o lençol inferior para os lados, eliminando as rugas causadas pelo sono.

Tapar a cama

Se tiver apenas uma capa de edredão, este passo é muito simples. O edredão deve então ser espalhado sobre a cama, enfiando a parte do rodapé para dentro para que não se apague durante o sono.

Ajustar a almofada

Durante a noite a fronha geralmente se move devido ao uso, então no dia seguinte ela deve ser colocada corretamente na cama.

Esta distribuição, em que existem apenas três peças que compõem a cama, juntamente com o facto de a almofada não dever ser colocada debaixo da colcha (porque não existe colcha), evita a existência de lençóis entre o edredão e o fundo, o que torna todo o processo muito mais simples e rápido, tanto para crianças como para adultos. Desta forma, eles serão capazes de ser mais independentes e adquirir o hábito de fazer a cama eles mesmos sem a necessidade de ajuda.