Como embrulhar um bebé no inverno

Jan 16, 2022 | Uncategorized | 0 comments

[Manter a temperatura do bebé estável pode ser algo complicado, sobretudo nos meses mais frios. Especialmente pela noite, o frio pode ser um risco para os mais pequenos, que pode ser fácil deixar passar. É por isso que muitos pais se preocupam em como embrulhar um bebé no inverno, e como fazê-lo da maneira mais correta possível.

Agora que chegam os meses frios, optamos instintivamente por roupa mais grossa, e mantemos os bebés protegidos ao máximo. É o mais natural, dado que desejamos conservar o calor do seu corpo, e evitar assim que se possam esfriar, ou incluso resfriar. No entanto, isto pode ser um erro: poderemos estar a abrigar o bebé em demasia.

Como embrulhar um bebé no inverno?

Por muito que o nosso objetivo seja que o bebé não passe frio, pode-nos sair o tiro pela culatra e, por vezes, podemos abrigá-lo demasiado e fazer com que se sinta incómodo, originando possíveis suores, mal-estar, falta de sono, irritabilidade… Por isso, como regra geral, o melhor seria vestir o pequeno unicamente com uma camada extra mais leve do que aquela que tem na atualidade.

O ideal seria, além disso, que quando embrulhemos o bebé, não tapemos a cabeça. Os pequenos precisam de respirar adequadamente e sentir-se cómodos, e a cabeça é o que regula o seu calor geral. Além disso, é fundamental, na hora de embrulhar o pequeno, nunca o apertar demasiado.

Se ainda não sabe qual é a melhor maneira de embrulhar um bebé no inverno, não procure mais além do que as suaves mantas de musselina, que fazem com que envolver os bebés seja, não só fácil, mas também adorável.

Alguns pediatras sugerem técnicas para embrulhar os bebés, e métodos adequados para que os novos pais possam oferecer segurança aos seus recém-nascidos e bebés enquanto dormem. A melhor parte de aprender a embrulhar com uma manta de musselina é que este tipo de manta é suave ao toque e incrivelmente respirável, o que significa que o bebé não se irá aquecer em demasia.

A musselina também proporciona algo de elasticidade, pelo que é um bom material para embrulhar o pequeno. Se seguirmos umas instruções básicas para o envolver, vamo-nos assegurar de que, quer o bebé, como nós, os pais, nos vamos sentir cómodos na hora da sesta, e antes de nos deitarmos. Embrulhe o seu bebé em 3 simples passos:

Como embrulhar um bebé no inverno

Passo 1

Dobre a manta em forma de triângulo, e coloque o bebé no centro, com os ombros logo abaixo da dobra.

Passo 2

Coloque o braço direito do bebé ao longo do corpo, ligeiramente dobrado. Segure o mesmo lado da manta e coloque-o firmemente sobre o peito do bebé, mantendo o braço direito debaixo da manta. Dobre a ponta do cobertor para debaixo do corpo, deixando livre o braço esquerdo.

Passo 3

Dobre a parte inferior da manta para cima e, sobre os pés do bebé, meta a manta na parte superior da mesma manta.

Algumas dúvidas sobre como embrulhar um bebé no inverno

Na hora de embrulhar um bebé durante o inverno, podem surgir algumas dúvidas a esse respeito, sobretudo em termos de segurança. Deixamos-lhe as respostas a algumas dessas dúvidas:

É seguro embrulhar um bebé no inverno?

Embrulhar os bebés é considerado seguro, já que poderia prevenir a síndrome de morte súbita do lactente (SMSL). Devido a que os bebés são propensos a experimentar o reflexo de sobressalto, aplicar técnicas seguras para os envolver na hora de os deitar e da sesta, pode criar um ambiente seguro e cómodo para os recém-nascidos e os bebés.

Pode-se embrulhar um bebé demasiado forte?

É pouco provável que utilize um método para embrulhar o bebé que seja demasiado apertado, mas, para ter a certeza, pode levar a cabo uma técnica rápida: o teste dos dois dedos.

Simplesmente coloque dois dedos entre a manta e o peito do bebé. Se os dedos cabem facilmente debaixo da manta, então conseguiu o ajuste perfeito.

Pode-se amamentar o bebé enquanto está embrulhado?

Não se recomenda embrulhar o bebé enquanto é amamentado, por razões que quiçá nem imagina. Tal é devido ao simples fato de que o bebé poderia acomodar-se demasiado e adormecer. E, ainda que isso não seja algo mau, pode-se converter num problema, se significa que o bebé não se está a alimentar o suficiente.

Em qualquer caso, se tiver alguma dúvida acerca da segurança de embrulhar o bebé, o melhor será que consulte com o seu médico. Nós apenas queremos que ambos descansem comodamente, embrulhados ou não!