Dor de costas ao dormir: como o evitar

Fev 2, 2024 | CONSELHOS, DESCANSO, PROBLEMAS FÍSICOS

A imensa maioria das pessoas sofrerá de dor de costas ao dormir. Cerca de 80% das pessoas experimentam dor de costas em algum momento das suas vidas. Esta dor é crónica em uma de cada 5 pessoas, particularmente na zona lombar. Quer seja devido a um trabalho sedentário, ou pela realização de atividades que requerem de um grande esforço físico, as moléstias que isso acarreta dificultam em muitas ocasiões o nosso dia-a-dia.

No seguinte artigo da Maxcolchon, vamos contar-lhe por que é que se produz esta dor de costas ao dormir, os diferentes transtornos físicos que existem derivados desse problema, e como é que o podemos solucionar.

Causas da dor de costas ao dormir na cama

Normalmente, as causas que motivam as dores de costas aparecem como consequência das más posturas que adotamos nas nossas tarefas quotidianas. Podem manifestar-se de diferentes formas, quer seja com uma dor repentina, ou por uma moléstia progressiva. Além disso, também pode variar a intensidade com a qual se apresenta, que pode ir de leve a intensa.

Habitualmente, o lugar onde a dor se costuma manifestar com maior regularidade é na parte baixa das costas. A razão é que nesta zona se concentram as vértebras lombares, e que suportam o peso da parte superior do corpo.

A dor de costas pode ter muitas causas, desde lesões, passando por espasmos musculares, até problemas articulares. Além do mais, há certos fatores que podem agravar esta condição, como por exemplo, a idade. Assim, dependendo do tipo de dor de costas, as causas desta dor poderão ser umas ou outras. Vejamos:

Dor de costas ao deitar-se

Quando se deita, a coluna vertebral que normalmente tem uma forma curva natural, adquire um estado de relaxamento e adaptação em relação à superfície do colchão. No entanto, para algumas pessoas com problemas lombares, este momento de relaxamento pode converter-se numa fonte de mal-estar.

A perda da forma natural da coluna ao deitar-se pode desencadear várias situações que resultam em pressão adicional sobre os nervos e as estruturas espinais, gerando incómodo e dor, algo que é explicado neste estudo médico.

Ao deitar-se, a coluna vertebral, ao perder a sua forma natural, pode gerar pressão adicional nos nervos e nas estruturas espinais. Isto desequilibra o alinhamento vertebral, aumenta o mal-estar em pessoas com problemas lombares, como hérnias de disco ou artrose, e exerce pressão sobre os nervos, o que causa dor, dormência ou sensações de formigueiro. Esta falta de alinhamento adequado também incrementa a pressão sobre os discos intervertebrais, contribuindo para o desgaste e a possibilidade de deslocamento, originando moléstias e dor.

Para aliviar esta pressão, deveremos considerar certas estratégias. Tal como indicam neste estudo, algo fundamental será a escolha de um colchão adequado. E, como alternativas, a exploração de opções de tratamento médico, de modo a minimizar o mal-estar ao dormir e a fomentar um descanso reparador.

Dor de costas ao levantar-se

A dor de costas ao levantar-se produz-se quando, ao invés de relaxar a musculatura das costas ao dormir, fazemos exatamente o contrário. Quer dizer, acumular tensões. Um movimento que, realmente, deveria ser paradoxal. E é que, quantas mais horas estamos na cama, mais dores se geram, e menos descansamos.

Regra geral, não damos importância a este feito. E seguimos noite após noite a dormir em más condições, sem alcançar o descanso necessário para uma vida ativa e saudável. Por isso, devemos ter em conta que, para dormir bem, há que investir no descanso.

Dor de costas devido a um colchão em mau estado

Um colchão em mau estado pode ser uma causa principal de dores de costas. Isto pode ser agravado quando o colchão não nos oferece o suporte adequado ou está deformado.

Por isso, no momento que detetemos um deterioro do colchão, deveremos proceder à sua substituição por um novo modelo.

Dor de costas por estrado ou base em mau estado

Da mesma forma que sucede com o colchão, qualquer tipo de suporte sobre o qual descansemos pode afetar o alinhamento correto da coluna vertebral, gerando moléstias nas costas.

E, ainda que possamos dar maior importância ao colchão, um suporte que já perdeu as suas qualidades é outro elemento do nosso conjunto de descanso que devemos renovar, no caso de que não nos garanta o descanso de que necessitamos.

Dor de costas devido a uma almofada em mau estado

Uma almofada também pode ser responsável por dores de costas, pescoço e, em alguns casos, tal como indica este estudo científico, de lombares. Dormir sem almofada, ou com um modelo que não se ajusta à altura dos ombros, pode agravar o mal-estar.

Se temos em conta que o alinhamento inapropriado da cabeça e do pescoço pode exercer pressão sobre a coluna vertebral, desencadeando dores, também deveremos apostar por uma almofada adequada. E, neste caso, tem que se ajustar à altura dos ombros e providenciar o suporte necessário.

Dor na zona lombar das costas ao dormir

A dor na zona lombar ao dormir pode ser causada por diversas condições, que vão, desde problemas musculares, como a fibromialgia ou contraturas, até lesões vertebrais. Com esta premissa, devemos melhorar e adequar aos nossos problemas físicos a postura correta durante o sono, de modo a podermos evitar o aumento da dor.

Dor na parte superior ou cervical das costas ao dormir

Neste caso, também devemos escolher uma postura apropriada para dormir, para que possamos aliviar estes sintomas, evitando exercer pressão adicional sobre a zona afetada.

Dor nos ombros ao dormir

A dor nos ombros ao dormir pode ser causada por diversas patologias. Obviamente, se dormimos de lado sobre um ombro com dores, aumentaremos os sintomas, já que iremos sobrecarregar essa zona, ao adotarmos uma postura pouco anatómica. A solução está em apostar por uma postura que não sobrecarregue a zona dolorosa.

Dor na ciática ao dormir

A postura ao dormir, especialmente de barriga para cima, pode aumentar a dor, devido à excessiva compressão do nervo. Neste caso, devemos encontrar uma postura que não pressione em excesso a zona afetada, de modo a aliviar o mal-estar.

Outras dores de costas e as suas causas

Além das dores específicas mencionadas, existem numerosas causas que podem originar moléstias nas costas ao dormir. Problemas como a lordose na coluna, que contrasta com a superfície mais plana dos colchões, podem resultar em deformações do corpo durante o descanso, causando mal-estar.

Em definitivo, transtornos que se podem refletir nas costas, gerando incómodos que interferem com um descanso reparador.

Fatores de risco da dor de costas

Ainda que a dor de costas possa afetar a qualquer pessoa, é certo que existem certos fatores de risco que podem agravar a dor, ou tornar mais suscetível a uma pessoa de sofrer com esses problemas. São os seguintes:

– Idade a partir dos 30 ou 40 anos.

– Falta de exercício, provocando músculos débeis.

– Excesso de peso, o que leva a uma sobrecarga nas costas.

– Ansiedade ou depressão.

– Consumo de tabaco.

Como evitar a dor de costas ao dormir

Para evitar a dor de costas ao dormir, o melhor é melhorar a condição física e ter uma postura adequada. Portanto, siga estes conselhos:

1. Faça exercício: o desporto pode corrigir a postura, além de fortalecer os músculos, melhorar a resistência das costas, e ainda permitir que o corpo funcione melhor. Nadar e caminhar são as melhores opções, de modo a que possa melhorar as dores de costas. Também práticas como o yoga ou o tai chi são estupendas para corrigir a postura corporal e melhorar a flexibilidade e a resistência das costas.

2. Mantenha um peso saudável: o excesso de peso é um fator de risco para a dor de costas.

3. Não consuma substâncias nocivas: por exemplo, caso seja uma pessoa fumadora, deveria eliminar este hábito.

4. Durma num colchão adequado: escolher um colchão que se adapte ao nosso corpo e ao nosso peso é fundamental, de modo a que possa conseguir um descanso adequado, e também para manter uma postura correta na hora de dormir. Portanto, adquira o colchão que melhor se adapte às suas necessidades.

5. Mantenha uma postura erguida: em muitas ocasiões, a dor de costas ao dormir pode estar relacionada com a postura na qual descansamos.

Exercícios para aliviar a dor de costas

Existem exercícios de estiramento que podem ajudar a acalmar a dor de costas ao dormir.

1. Flexão de costas

Deitar-se de barriga para cima e levar ambos os joelhos ao peito, mantendo a posição durante uns segundos.

2. Joelho ao peito

Manter uma posição de barriga para cima, dobrar um joelho na direção do peito, e suster durante uns segundos, repetindo depois com a outra perna.

3. Exercício de Bird Dog

Este exercício consiste em apoiar-se sobre as mãos e os joelhos. Posteriormente, deveremos estender uma perna para trás com o braço oposto esticado para a frente, mantendo a posição por uns segundos, e alternando depois com a outra perna e braço.

A prática destes exercícios, combinados com o resto de conselhos que lhe fomos dando neste texto da Maxcolchon, vão ajudar a que possa reduzir o mal-estar e melhorar a qualidade de vida, no caso de sofrer com dor de costas ao dormir.

Como é que dormir bem o pode ajudar a evitar a dor de costas

Sofrer de dor de costas ao dormir pode converter-se num círculo vicioso que, em muitas ocasiões, podemos romper com o simples feito de dormir bem.

Uma boa noite de descanso é a porta de entrada para um corpo e mente revitalizados. E com esta premissa tão simples, por vezes poderemos deter a dor de costas. Para isso, já pudemos ver que deveremos partir de uma postura adequada e de um colchão que garanta o suporte necessário para a manutenção das costas alinhadas e do relaxamento dos músculos. É que, durante o sono, a coluna vai-se recuperar do stress diário, o que ajuda a reduzir a probabilidade de sentir dor ao despertar.

Dor de costas depois de dormir

A dor de costas que aparece depois de dormir pode ser devida a uma postura incorreta, a um colchão que não oferece o suporte adequado, ou a uma má posição ao deitar-se.

Dormir numa posição incómoda pode tensionar os músculos e a coluna vertebral, gerando moléstias ao despertar. Para o evitar, devemos habituar-nos a dormir numa posição que mantenha as costas alinhadas, e num colchão de qualidade, o que pode reduzir significativamente este tipo de dor.

Como evitar a dor de costas com um bom colchão

Graças ao desenvolvimento de novos materiais e da tecnologia, temos à nossa disposição soluções múltiplas para um descanso ótimo. Hoje em dia podemos falar dos colchões descontraturantes, desenhados para aliviarem a carga muscular corretamente.

Os seus compostos fazem com que estes colchões se adaptem à forma do corpo, aliviando adequadamente a pressão dos pontos de apoio. Desta maneira, poderemos evitar más posturas, e que sobrecarregam em demasia as costas. O corpo pode relaxar-se completamente, permitindo um melhor descanso.

Em função da idade, peso, ou atividade diária, existe um colchão ideal para cada pessoa, e que irá proporcionar uma boa posição ao dormir. Costas retas e articulações bem posicionadas farão com que encontremos o estado de relaxamento necessário para garantir um sono de qualidade.