Como é que os cavalos dormem?

Fev 16, 2020 | INFORMAMOS-TE

Ao contrário de outros animais, os cavalos têm padrões e hábitos de sono únicos que são muito diferentes dos dos humanos. Em geral, os animais carnívoros passam mais tempo a dormir do que os animais herbívoros. Uma das razões possíveis para isso é que um animal carnívoro passa mais tempo digerindo alimentos do que um herbívoro. Por outro lado, para os animais herbívoros, a vigilância e o alerta são estratégias inatas e fundamentais para a sua sobrevivência.

Porque é que os cavalos dormem de pé?

O cavalo passa a maior parte do tempo de pé, até um total de 90% do dia. Esse comportamento se traduz em um mecanismo de defesa, pois permite que eles estejam preparados para fugir rapidamente em caso de alerta ou ameaça iminente. A reacção deles seria muito mais lenta se estivessem deitados.

A atividade cerebral em cavalos tem uma semelhança com o que os humanos experimentam com a experiência dos sonhos. Esta fase é conhecida como REM (Rapid Eye Movements) ou sono paradoxal. Portanto, podemos intuir que os cavalos muito provavelmente sonham, embora o conteúdo de tais sonhos seja impossível de conhecer.

Ao contrário dos humanos, os cavalos precisam de muito pouco sono REM: entre 2 e 3 minutos todos os dias. Esta parte de um ciclo de sono é reconhecida como “sono profundo” e pode ser observada em cavalos quando eles se deitam para dormir no chão.

Quando um cavalo está em sono REM, é muito provável que ele veja suas pernas se moverem enquanto está deitado no chão. Quando isto acontece, é muito provável que o cavalo esteja sonhando que está correndo.

No entanto, os cavalos nem sempre dormem numa fase de sono profundo, mas na maioria das vezes dormem em pé num estado de sono leve. Apesar de estarem de pé, os cavalos podem descansar as pernas quando dormem. Esta habilidade permite que o cavalo mantenha o membro esquerdo relaxado enquanto o membro direito suporta todo o peso dos quartos traseiros, com quase nenhum esforço muscular. De vez em quando o cavalo alterna o membro prolongado que suporta todo o peso.

Além disso, devido ao seu grande tamanho, deitar-se no chão durante muito tempo pode dificultar a sua circulação sanguínea e causar um aumento da pressão interna nos seus órgãos, o que pode ser perigoso para a sua saúde.

Outra característica peculiar é que muitos cavalos dormem em grupos, isto geralmente ocorre quando um cavalo vigia o outro enquanto está em sono REM, desta forma eles têm a certeza de estar seguros.

Quanto tempo dormem os cavalos?

Os cavalos são conhecidos por sobreviverem com quantidades mínimas de sono. Eles só dormem cerca de três horas por dia e nunca descansam por longos períodos de tempo, embora os potros mais jovens possam dormir mais do que os cavalos adultos.

Ao dormir tão pouco, eles geram ciclos de sono espalhados ao longo do dia sob a forma de curtos períodos de descanso. Isto significa que apesar de dormir um total estimado de três horas, eles precisam descansar frequentemente ao longo do dia. Alterar estas pausas constantes de sono e descanso pode ser muito perigoso para a saúde de um cavalo.

É curioso que os cavalos durmam mais quando as temperaturas estão altas, quando estão doentes e se são potros ou idosos. Além disso, o facto ambiental está intimamente relacionado com o resto destes animais, uma vez que o claro e o escuro estão relacionados com os períodos de vigília e sono. Isto é muito semelhante aos fatores humanos do sono, já que o nosso organismo também responde da mesma forma à temperatura, idade e fatores ambientais.