Como dormir durante a gravidez?

Jan 27, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

A gravidez é o momento em que é mais comum ter problemas para descansar adequadamente. Isto é devido às muitas mudanças que ocorrem no corpo, especialmente em relação ao sistema hormonal.

Encontrar as posições mais confortáveis para descansar adequadamente pode ser difícil, especialmente nos últimos meses desta etapa. Se a postura mais adequada não for encontrada, as mulheres grávidas podem sofrer de problemas na circulação sanguínea. A American Heart Association recomenda a posição de inclinação para o lado esquerdo para todas as mulheres no final da gravidez.

Como nós humanos passamos cerca de um terço de nossas vidas a dormir, faz sentido pensar em quais posições são melhores para um bom descanso. Mas nas mulheres grávidas, especialmente durante o terceiro trimestre de gravidez, isto torna-se um fator chave para o bom desenvolvimento do feto, mesmo para a sua sobrevivência.

Parece que a posição durante a gravidez pode ser um fator de risco na gravidez, e que normalmente dormir de costas ou de cara para baixo pode ser prejudicial. Embora as evidências não sejam suficientemente claras para lançar uma campanha de sensibilização sobre o perigo de dormir de costas durante a gravidez, há informação suficiente para recomendar que as mulheres grávidas durmam do lado esquerdo, especialmente durante o terceiro trimestre desta etapa da vida.

O que parece certo é que a melhor posição para dormir durante a gravidez é do lado esquerdo. Desta forma, a quantidade de sangue e nutrientes que chegam à placenta e ao bebé vai aumentar.

Posição para o lado esquerdo

Para tornar esta postura tão favorável quanto possível, as pernas e os joelhos devem ser mantidos dobrados. É melhor ter uma almofada para colocar entre as pernas, pois isso normalmente facilitará o descanso.

No caso de ter dores nas costas nesta posição, os especialistas recomendam o uso de uma almofada para debaixo do abdómen..

Quais são as posições a evitar?

  • Dormir de costas. Dormir de costas pode causar problemas de circulação. Também pode ser prejudicial para as nossas costas. Para que a aorta e a veia cava tenham uma circulação sanguínea adequada, pode ser aconselhável evitar esta posição.
  • Dormir de barriga para baixo. Esta posição pode ser difícil, especialmente nos últimos meses de gravidez. Mulheres que estão habituadas a dormir desta maneira provavelmente vão querer procurar outras posições, como dormir de lado

Em suma, parece que as posições que as mulheres grávidas ocupam na hora de dormir podem ser fundamentais para determinar a sua saúde e a do feto. Portanto, será melhor dormir do lado esquerdo, mas mais importante seguir as instruções do especialista que lida com a gravidez.