Como dormir depois de uma extração de um dente do siso

Abr 3, 2022 | SAÚDE | 0 comments

Os dentes do siso, como deve saber, são os últimos dentes que podemos encontrar na parte posterior da nossa boca. Regra geral, costumam surgir por completo através das gengivas entre os 18 e os 24 anos.

A extração dos dentes do siso é algo bastante comum. De fato, se não lhe aconteceu a si, muito provavelmente conhecerá alguém a quem tiveram de remover algum dente do siso, quer seja para evitar inflamações, ou simplesmente para evitar algum tipo de moléstias. 

É habitual que a extração do dente do siso cause um inchaço na mandíbula, dor e hematomas, que podem fazer com que dormir seja algo complicado. É possível minimizar esse desconforto? Como dormir depois de uma extração de um dente do siso?

Como dormir depois de uma extração de um dente do siso

Há quem sofra muita dor e há quem não sofra assim tanto, mas quase todas as pessoas costumam padecer de alguma moléstia. É por isso que vale a pena procurar certas formas de conseguirmos minimizar a dor antes de irmos dormir, para assim não nos despertarmos a meio da noite. Algumas medidas que podemos adotar são:

Tomar os analgésicos que nos foram prescritos

Se o dentista nos receitou analgésicos, devemos tomá-los de acordo com as indicações que nos foram dadas, sobre como e quando fazê-lo. Se não recebemos nenhuma receita ou indicações, sempre podemos ligar para consultar, caso tenhamos dores. 

Se for demasiado tarde, tome um analgésico que utilize normalmente

Sempre e quando não tenha uma doença médica que possa interferir com o analgésico em concreto, existem alguns que pode tomar, como o paracetamol ou o ibuprofeno. Assegure-se de que não excede a dose diária recomendada, e siga as instruções do médico, se tal for possível.

Crie um ambiente cómodo para dormir

Mantenha o quarto escuro e fresco, e utilize hábitos que o ajudem a deixar de pensar na dor antes de ir dormir. As técnicas de relaxamento, por exemplo, podem servir de ajuda para conseguir dormir com maior tranquilidade.

Eleve a cabeça

Tente elevar a sua cabeça (sempre mantendo uma posição cómoda), usando uma almofada adicional. Isto poderia ajudá-lo a reduzir o inchaço.

Durma de lado

Dormir de lado permite-nos manter a cabeça apoiada numa almofada mais facilmente do que dormindo de barriga para cima. 

Aplique gelo

Segundo um estudo publicado em 2019, o gelo aplicado nos primeiros dias depois de ter extraído o dente do siso ajuda a reduzir o inchaço. Pode aplicar na mandíbula uma saca com gelo embrulhada num pano, de 10 a 20 minutos, quando achar necessário.

Siga as recomendações do seu dentista

Se o seu dentista lhe deu algum outro conselho acerca de como reduzir o inchaço ou a dor, siga esses conselhos, pois ele sabe o que está a dizer!

O que não fazer para dormir depois de uma extração de um dente do siso

É importante tomar algumas precauções, se queremos dormir bem durante os primeiros dias, depois de termos removido um dente do siso. Em concreto, é importante ter o cuidado de não remover os coágulos de sangue que se formam nas feridas, especialmente durante as primeiras 24 horas.

O desprendimento ou a formação incorreta de um coágulo de sangue pode causar uma doença chamada alveolite seca. Esta é uma das complicações mais comuns na extração dos dentes do siso, e pode ocorrer entre os 3 e os 5 dias posteriores à intervenção.

Para minimizar o risco de sofrer alguma complicação, é recomendável evitar os seguintes hábitos:

  • Dormir de barriga para cima. Para se recuperar o mais rápido possível, o melhor será elevar a cabeça, mas dormindo de lado. Pode usar uma almofada adicional ou duas, para conseguir elevar e suportar a cabeça enquanto dorme. 
  • Dormir tarde. É importante descansar o suficiente, para dar ao corpo o tempo de que necessita para curar adequadamente. 
  • Escovar a ferida. É uma boa ideia evitar escovar o lugar da cirurgia durante, pelo menos, as primeiras 24 horas, para evitar que se possa desprender o coágulo de sangue.
  • Beber álcool ou fumar. O álcool e o tabaco podem interferir com a capacidade do nosso corpo para se curar a si mesmo. Por isso é uma boa ideia evitar estas atividades, no mínimo 24 horas depois do procedimento, e idealmente até estar totalmente recuperado.

Removeram-lhe recentemente um dente do siso? Como vê, é normal sentir certo desconforto quando isto ocorre. Tomar analgésicos quando prescritos pelo médico, criar um ambiente cómodo para dormir e manter a cabeça elevada podem ser uma grande ajuda para controlar a dor e o inchaço quando tenta dormir. 

Em qualquer caso, se a sua dor piora e tem a garganta inflamada, ou se acredita que pode ter desenvolvido uma infeção, não hesite em consultar com o seu dentista, ou incluso com um médico nas urgências, se achar realmente necessário. Esperamos que consiga descansar!