Como dormir com cifose?

Abr 6, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

A cifose é um problema que afeta as costas e consiste numa curvatura exagerada para a frente. Embora possa ocorrer em qualquer idade, é mais comum em mulheres mais velhas. Esta condição resulta do aparecimento de uma corcunda nas costas.

Normalmente, a cifose que aparece com a idade é frequentemente devido à debilidade dos ossos da coluna, o que pode causar compressão e fratura. Por sua vez, as crianças ou adolescentes podem sofrer de outros tipos de cifose que são causados ​​por uma malformação da coluna ou uma fratura na cunha dos ossos da coluna vertebral.

Em geral, essa condição, sendo leve, não deve causar muitos problemas para quem a sofre. No entanto, quando esta condição é grave, pode causar desfiguração e dor.

Como se apresenta a cifose?

A cifose, dependendo se é leve ou grave, pode manifestar-se com uns sintomas ou outros. Em geral, a cifose leve não costuma apresentar sintomas ou sinais muito perceptíveis. Algumas pessoas podem sentir dor e rigidez nas costas, mas o que se vê mais frequentemente é uma espécie de curvatura anormal da coluna (que, como já mencionamos, geralmente tem a forma de uma saliência).

Os sintomas que se costumam manifestar na cifose são:

  • Dor de costas.
  • Uma saliência ou curvatura nas costas: às vezes é muito óbvia, embora outras vezes não seja tão simples de nota Algumas pessoas que sofrem com isto não podem desfazer essa curvatura endireitando-se, mas há casos nos quais podem.

Além disso, outros sintomas que podem aparecer na cifose são alguns como:

  • Sensibilidade e rigidez na coluna.
  • Dificuldade para respirar (nos casos mais graves).
  • Cansaço.
  • Fraqueza nas
  • Aparência curvada das costas.

Porque ocorre a cifose?

O que normalmente acontece na cifose é que há um crescimento anormal da vértebra, onde a parte anterior para de crescer antes da parte posterior. Este crescimento anormal causa ossos vertebrais em forma de cunha que causam uma postura de flexão para frente.

Além disso, também é possível que a cifose apareça devido a fraturas por compressão vertebral (algo que geralmente ocorre na osteoporose, especialmente) ou outras condições degenerativas dos ossos, como a artrite.

A cifose afeta o descanso?

São muitas patologias que podem afetar o descanso. Porém, no que diz respeito à dor nas costas, é um problema que facilmente resulta em dificuldade para descansar.

Na cifose, estas dores são comuns. Em particular, quando se deitam, as pessoas com cifose podem sentir desconforto na área afetada das costas, o que pode afetar significativamente a qualidade do seu descanso. É por isso que na Maxcolchon queremos oferecer-lhe algumas soluções nesse sentido.

Como dormir com cifose?

Por se tratar de uma complicação nas costas, o descanso de quem sofre de cifose pode ser um tanto desconfortável. Por isso, na Maxcolchon recomendamos o uso de colchões especiais que ajudam a facilitar o descanso das pessoas que sofrem de cifose, já que lhes permite adotar posturas mais confortáveis ​​mesmo com esta patologia.

Colchões para as crianças com cifose

No nosso catálogo temos a gama Kids Collection, uma série de colchões que se adaptam a cada fase do desenvolvimento dos mais pequenos. Este tipo de colchão pode ajudar as crianças que sofrem de cifose, devido ao facto de possuírem uma firmeza que garante um alinhamento correcto das costas.

Para adultos com cifose

Para dormir confortavelmente acompanhado da cifose, é importante que os afetados por esta doença evitem colchões de firmeza baixa, pois o seu corpo pode afundar no colchão durante o sono e, assim, causar posições prejudiciais às costas.

Além disso, na Maxcolchon temos colchões de alta firmeza com camadas de viscoelástica, um material que se adapta aos nossos movimentos e que reduz a pressão durante o repouso, ideal para pessoas com problemas de coluna.

Dormir com cifose: A almofada também tem um papel no seu descanso

Assim como nestes casos é fundamental escolher bem o colchão, as pessoas com cifose devem optar por uma almofada específica se querem ter um bom descanso. Neste caso, é importante escolher uma almofada que se encaixe corretamente no arco cervical, nem muito alto nem muito baixo, de forma a que cubra completamente o espaço do pescoço.

Quanto ao resto, na Maxcolchon recomendamos que, se sofre de cifose, consulte com o seu médico o que pode fazer para dormir bem com a sua condição. Lembre-se também que, se tiver alguma dúvida em relação aos nossos colchões específicos, estamos aqui para ajudar a resolvê-la sem problemas. Não deixe que nada o impeça de dormir bem!