Como devemos fazer a sesta durante o verão

Ago 29, 2020 | CONSELHOS, DESCANSO

Um dos costumes mais tradicionais e repetidos entre a sociedade espanhola é fazer uma sesta no verão. Assim, poderíamos corrigir a impressão típica: uma pessoa dormindo no sofá enquanto que na televisão aparecem alguns atletas ou ciclistas subindo algumas das montanhas mais altas dos Pirenéus. Mas até que ponto esta vinheta diária é real? Nós, espanhóis, ainda fazemos aquelas sestas de maratona no verão depois de uma ingestão de comida regada com sangria e finalizada com uma boa melancia? Verificámos se este hábito muito enraizado entre os cidadãos passou de moda ou se continua a ser praticado, mas de forma má.

Pautas que deveria seguir para desfrutar de uma boa sesta no verão

O que podemos achar difícil para o resto do ano devido ao ritmo de vida que levamos (reconciliação familiar, longos dias de trabalho e académicos), durante o verão a sua frequência parece multiplicar-se. Mas temos a certeza que a prática da sesta aumenta, durante os dias de verão?

De acordo com um estudo realizado pela Asociación Española de la Cama, apenas 16% da população espanhola ainda tinha o hábito de dormir depois de comer. No entanto, estes dados esconderam um pequeno detalhe. Durante o verão, a sua prática aumenta. Graças aos feriados e aos horários de trabalho mais reduzidos, os espanhóis aproveitam para dormir depois do almoço.

Mas só porque o número de sestas aumenta no verão não significa que seja sinónimo de beneficioso, na Maxcolchon estabelecemos uma série notas e dicas que, se as cumprir, vão levá-lo a exercer a sesta perfeita e transformá-la numa arte que vale a pena expor num museu.

  • Ainda que seja tão humano querer dormir uma sesta a qualquer hora do dia, tente seguir as instruções dos especialistas: logo após o almoço. Sob a sua responsabilidade, será ideal para aproveitar a oportunidade de depois almoçar às 12h, praticar o que conhecemos popularmente como sesta do cordeiro.
  • Evite usar a relva da piscina ou areia da praia como se fosse um colchão viscoelástico. Ou até mesmo o sofá. Afinal, porque que aprendeu que existem modelos de baixo custo perfeitos para a sua segunda residência? Deite-se na cama para que as suas costas não queiram tirar férias durante as suas férias.
  • Ninguém vai impedir-lhe de transformar uma sesta numa espécie de recorde do Guinness, onde quebra o melhor tempo mundial, ao dormir uma sesta de cinco horas. Mas é preciso saber o que as sestas da maratona lhe trarão: à noite vai tornar-se numa “coruja” e, a longo prazo, o uso recorrente destas longas sestas vai prejudicar a sua higiene do sono.
  • O calor não é o melhor amigo das sestas e do descanso, por isso evite uma exposição solar constante e não tente dormir ao ar livre ou nos quartos mais quentes da sua casa ou segunda casa. Encontre um lugar fresco e escuro.
  • Regar uma refeição de verão com sangria (ou outras bebidas alcoólicas, como cerveja ou vinho) é quase um mantra universal. Vai ser muito difícil para si não querer partilhar uma refeição com amigos com um certo tipo de bebida, mas tem de saber que não vai facilitar a sua pausa mais tarde. Tente evitar a ingestão de álcool ao máximo possível ou as suas sestas não serão as mais confortáveis do mundo.