Como desinfectar os colchões dos ácaros

Jan 18, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Os ácaros são organismos da família dos aracnídeos. A sua esperança de vida é de cerca de dois a três meses, embora se reproduzam muito facilmente quando encontram as condições adequadas. Existem mais de 50.000 tipos diferentes de ácaros, mas os ácaros, aqueles encontrados em ambientes domésticos, estão presentes em todas as casas. Os ácaros alimentam-se de escamas de pele humana (pele morta) ou de animais; uma pessoa deposita cerca de um grama de pele por dia. Estes pequenos insectos são mais abundantes em colchões, cobertores, tapetes, almofadas, lençóis e sofás, uma vez que aqui encontram mais sustento.

Os excrementos dos ácaros e os próprios ácaros mortos são uma das principais causas de alergias e sintomas de asma. Por isso, é importante saber como se livrar deles e evitar que se espalhem no nosso ambiente imediato.

Dicas para eliminar ácaros do colchão

A primeira dica para eliminar significativamente os ácaros no colchão baseia-se em não fazer a cama assim que se levanta. Deixar a cama descoberta ajuda a arejar os lençóis para que os ácaros não tenham um meio de reprodução.

Lavar a roupa da cama com frequência

Por outro lado, é importante lavar frequentemente os lençóis e as fronhas. Os ácaros sobrevivem através da ingestão de água da atmosfera, ou seja, alimentam-se de suor, bem como de pele morta. Embora a limpeza de lençóis e roupa de cama não elimine os ácaros vivos, pode servir para eliminar aqueles que estão mortos. Mesmo assim, devemos lembrar que estes pequenos insetos vivem em colchões e travesseiros e não em lençóis ou fronhas, por isso a sua presença neles será meno

Controlar a humidade

Outra forma de evitar que proliferem é manter a humidade na casa abaixo de 50%. Um desumidificador ou ar condicionado pode ajudar a controlar os níveis de humidade e a mantê-los baixos.

Limpeza do colchão

Uma maneira de limpar um colchão é aspirá-lo adequadamente de ambos os lados. No entanto, para desinfectá-lo sem produtos químicos, podemos colocar bicarbonato de sódio sobre a superfície e depois aspirar o excesso. Outra opção são os produtos químicos em formato aerossol, que podem ser aplicados em toda a superfície do colchão. Uma vez que o produto tenha agido corretamente, eliminaremos os ácaros aspirando o colchão dos dois lados.

Também podemos eliminar uma grande quantidade de ácaros, deixando o colchão ventilar para fora e receber luz solar directa durante pelo menos três horas e depois, finalmente, aspirando novamente ambos os lados.

Usar capas de colchão anti- ácaros

A utilização deste tipo de cobertura, tanto no colchão como nas almofadas, impede que os ácaros se apoderem das fibras do colchão. Estes protectores impedem a criação de condições de humidade óptimas para que as bactérias e microrganismos se espalhem e acabem no colchão e nos lençóis.

São feitos de tecidos muito densos que impedem que os ácaros dos colchões e almofadas cheguem à superfície para entrarem em contacto com a pele. Além disso, pode ser aconselhável guardar a roupa de cama de uma estação para outra em sacos especiais antiácaros. Isto vai mantê-los limpos e livres de alergénios.