Como deixar a mente em branco para dormir

Nov 21, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

Temos o mau hábito de aproveitar o momento de ir para a cama para pensar em tudo aquilo que nos preocupa, desde as coisas que temos para fazer no dia seguinte, até aos problemas do trabalho, ou na família. Mas, como podemos evitar isto?

Para muitíssimas pessoas, é impossível conseguir desligar-se cognitivamente, para lhes permitir deixar a mente em branco, e cair no sono com facilidade em cada noite. Deixamos-lhe alguns conselhos para o conseguir.

 Como deixar a mente em branco para dormir

Ainda que possa ser complicado, existem alguns truques que podem servir de ajuda, na hora de deixar a mente em branco para dormir:

1. Fazer exercícios de respiração

A respiração consciente é uma técnica muito comum de relaxamento, e baseia-se em fechar os olhos, e dirigir toda a atenção sobre o padrão natural da nossa respiração. Trata-se de sentir como o ar entra e sai pelas nossas vias respiratórias, visualizando e imaginando o fluxo de ar, à medida que vai passando pela boca e pelas vias respiratórias, e como este vai descendo até ao abdómen, para tornar a sair, quando é expulso.

Além disso, ao respirar, vamos examinando o nosso corpo, para detetar qualquer tensão muscular e, à medida que exalamos, imaginaremos que essa tensão abandona o nosso corpo.

Enquanto respiramos, podemos ir imaginando mais concretamente como cada respiração de ar vai fazendo um percurso pelo pescoço, os ombros, os braços, o abdómen. Se a nossa mente vagueia em direção a outras preocupações, devemos deixá-las ir, e redirigir novamente a nossa atenção plena sobre cada respiração, afastando qualquer outro pensamento.

2. Escutar um podcast

Os podcasts e os audiolivros podem servir-nos para deixar a nossa mente em branco, e distraí-la de preocupações. Além disso, podem ser boas alternativas à leitura, se não quer acender uma luz, ou forçar os seus olhos já cansados. Se dorme acompanhado, pode usar auriculares com um volume baixo, para poder escutar sem incomodar a outra pessoa na cama.

Como deixar a mente em branco para dormir

As regras para escolher um podcast ou um audiolivro continuam a ser as mesmas que para os livros tradicionais, já que existe uma infinidade de temas e estilos. Não obstante, é recomendável procurar um tema que não seja demasiado emocionante ou perturbador. Pense que o que buscamos é adormecer, e não estar sem dormir toda a noite. Por isso, um conselho pode ser deixar de lado os quentes ensaios políticos, ou os mistérios de assassinatos. Recomendamos-lhe podcasts de história, viagens ou arte, para “dar aquela moleza”, e ainda por cima, aprender algumas curiosidades.

3. A meditação guiada

A meditação com áudios ou imagens guiadas também pode ajudar algumas pessoas a deixar a mente em branco, e conseguir adormecer mais facilmente. A ideia principal deste tipo de meditação é enfocar os pensamentos em algo diferente das coisas que nos preocupam.

Quanto mais pratique a meditação e as imagens guiadas, mais eficaz se vai tornar. Pode usar aplicações especializadas, ou escolher de entre os muitos vídeos que existem no YouTube, para começar a interiorizar este novo hábito de sono. É provável que nas primeiras vezes não note um efeito rápido na hora de dormir, mas, com o tempo, o seu cérebro interiorizará esta rotina de relaxamento, e poderá obter melhores resultados.

4. Praticar sexo cada noite

Quer seja em casal ou em solitário, a atividade sexual tem toda uma série de benefícios para o nosso organismo. Sabia que o sexo pode ser um grande aliado para combater as insónias e os problemas para dormir? Isto acontece devido a que, quando o cérebro chega ao clímax, segrega diferentes hormonas, como a oxitocina ou a serotonina, ambas ligadas aos processos do sono.

Como vê, o sexo pode ser um aliado para deixar a mente em branco, pois, ao ativar a libido, reduzimos os níveis de cortisol no corpo, uma hormona que segregamos em situações de stress ou tensão. Por esta razão, podemos considerar o sexo, e também a masturbação, como bons anti-stressantes naturais.

Para finalizar, se cada noite investe mais horas a tentar adormecer, do que a descansar plenamente, é importante ir visitar um especialista, para detetar os motivos que podem estar a causar um possível transtorno do sono. Na Maxcolchon, damos tudo da nossa parte para cuidar do seu descanso e da sua saúde, porque acreditamos que não há nada mais importante. Sonhos felizes!