Como criar uma cama japonesa no seu quarto

Nov 17, 2020 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

Gosta de decoração de estilo oriental? Os quartos tatami são uma das últimas tendências dentro do design de interiores moderno. O Oriente representa uma fonte inesgotável de inspiração para designers e decoradores pela sua história, tradições, costumes e minimalismo, entre muitas outras coisas.

Os quartos Tatami são inspirados nas camas tradicionais japonesas e oferecem uma alternativa aos quartos convencionais. Além de serem uma opção muito decorativa, também têm outras vantagens. Quer descobrir quais? Explicamos-lhe como é que uma cama japonesa pode ajudar-lhe a melhorar a decoração do seu quarto.

Como criar uma cama japonesa no seu quarto

Na Maxcolchon temos sommiers fixos e sommiers de molas ensacadas projetados especificamente para gerar um aspeto tatami. Por esta razão, optámos por modelos de pernas com alturas diferentes nos nossos sommiers. Por um lado temos os Pés Tacão em aço ou preto com uma altura de 15 centímetros para criar um estilo mais vanguardista. Também pode escolher os Pés Pisa com uma altura de 16 centímetros em madeira ou, por último, os Pés de aço, com uma altura de 5,5 centímetros, ideais para criar um aspeto mais clássico de tatami. No entanto, também pode optar por remover os pés e deixar que o suporte descanse diretamente no chão, se preferir. Desta forma pode criar um maior efeito de estilo de cama japonês.

Os sommiers fixos são utilizados como suporte em colchões viscoelásticos ou em qualquer tipo de colchão. Além disso, temos uma grande variedade de estofos em diferentes tecidos e cores, para que possa personalizá-lo de acordo com seus gostos.

Vantagens dos quartos tatami

A principal diferença destes quartos de inspiração oriental dos quartos convencionais é que neles a cama é colocada ao nível do chão ou numa base de altura inferior. Além desta diferença básica, os quartos tatami apresentam outras características que os tornam numa opção a considerar para um quarto.

Estilo versátil

Do ponto de vista do design, as camas japonesas destacam-se pelas suas linhas retas e simples, sem muitos ornamentos. A sua aparência torna-as ideais em decorações de estilo minimalista, tão na moda hoje em dia. Além disso, são muito poderosas esteticamente em quartos duplos e quartos de adolescentes. A madeira é o material de eleição para fazer este tipo de cama e pode ter acabamentos diferentes, desde madeira natural a estofos lacados ou mais coloridos.

O seu design simples torna as camas japonesas muito fáceis de integrar em todos os tipos de estilos decorativos: rústico, contemporâneo, marinheiro ou de inspiração industrial. Tomando a cama como o eixo central do quarto, pode completar a decoração fornecendo a sua personalidade através de desenhos de roupa de cama, tapetes, cortinas, almofadas e outros acessórios decorativos.

Liberta o espaço visual

Quando colocadas ao nível do solo, as tatami permitem esvaziar o espaço visual que ocupa a parte central do quarto, alcançando uma sensação de maior amplitude. Por esta razão, elas podem ser uma opção muita boa para quartos pequenos, onde precisamos aproveitar ao máximo cada centímetro disponível. Elas também são uma solução ideal caso esteja à procura  de um quarto jovem distinto, que oferece um equilíbrio perfeito entre design e funcionalidade.

Em resumo, as camas japonesas podem ser uma forma simples e eficaz de renovar a aparência do nosso quarto. Sem dúvida, uma pequena mudança capaz de fazer um quarto parecer melhor e mais distinto. Além disso, para a estética, podemos fazer do nosso quarto um espaço mais tranquilo que convida à meditação.