Como conseguir dormir neste Natal

Dez 24, 2019 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Durante a época de Natal há muitas refeições com a família, amigos ou colegas de trabalho que todos nós temos de enfrentar. Os excessos na alimentação influenciam de forma direta na qualidade do sono, já que o organismo não pode reduzir o metabolismo por ainda estar fazendo a digestão da ceia copiosa.

Assim, dormir no Natal pode ser realmente complicado, especialmente para aqueles que já têm problemas para dormir à noite. Prevenir as abundantes refeições e jantares de Natal que afetam o nosso descanso é de vital importância, e é que de outra forma estas datas se tornarão um desafio mental e físico.

O que fazer para dormir depois de comer imenso no Natal?

Há muitas recomendações que os nutricionistas e os especialistas em repouso costumam fazer todos os anos, mas há algumas que se destacam das outras por serem especialmente úteis. Algumas destas recomendações são apresentadas a seguir.

Banho relaxante

Depois de uma série de excessos, falar muito, rir com outras pessoas ou ouvir música, é impossível deitar-se e dormir. Devemos preparar o corpo através de rituais pré-descanso para reduzir o nervosismo e as alterações após uma refeição. Tome um banho relaxante, mas também serve um duche, ajuda a mudar o chip e relaxa a mente e o corpo, o que torna mais fácil adormecer.

Preparar o quarto

Preparar o quarto para ter uma temperatura agradável, entre 15 e 20 graus, é necessário para poder dormir. Depois de uma refeição copiosa é comum sentir-se mais quente do que o normal, por isso é necessário evitar que o quarto tenha uma temperatura demasiado alta que crie uma situação desconfortável. O quarto deve ser silencioso, fresco e escuro para encontrar o espaço ideal para dormir. O espaço onde você dorme tem uma influência direta na sua capacidade de dormir.

 

Usar roupa de dormir

Para ser capaz de adormecer você tem que enviar sinais para o cérebro e um dos mais simples é vestir as roupas de dormir que costumamos usar durante o inverno. Se depois de uma refeição chegarmos em casa e usarmos outra forma de dormir diferente da habitual (sem roupa, com a roupa de jantar…) o cérebro detecta esta diferença e não consegue “desligar o sistema”, o que sem dúvida torna difícil dormir.

Usar mais almofadas

Uma das maiores dificuldades depois de uma refeição de Natal copiosa e abundante é que muitas vezes causa refluxo quando estamos na cama. Isto cria uma situação muito desconfortável que torna difícil dormir e que às vezes faz com que seja necessário tomar um medicamento anti-refluxo ou antiardores do estômago. A verdade é que dormir com uma almofada um pouco mais alta do que o normal pode ser muito eficaz na prevenção do refluxo. Uma altura da cabeça de 10-15 cm pode ser recomendada.

Respeitar os tempos de digestão

É usual tomar algumas bebidas ou alguns doces depois de um jantar de Natal, prolongando assim o tempo em que estamos a introduzir comida no nosso estômago. Isso força o estômago a trabalhar mais intensamente e por mais tempo, prolongando o tempo de digestão. Para adormecer fazendo a digestão pode ser missão impossível, por isso é aconselhável esperar pelo menos duas horas do final do jantar, sobremesas incluídas, antes de ir para a cama para dormir.

Estes são os conselhos mais comuns para começar a dormir no Natal apesar da vária compulsão comer que nós todos experimentamos durante estas datas especiais. Também é aconselhável ter algum controlo na alimentação, evitando um excesso de gorduras ou açúcares, que também dificultam o sono. Sem esquecer que para comer lentamente e mastigar bem os alimentos a digestão será menos pesada.

Adormecer em tempos tão activos como o Natal para o nosso metabolismo tem sido sempre um problema para muitas pessoas. Seguir estes conselhos de especialistas pode ser de grande ajuda para acordar como novo na manhã de Natal…