Como combater os suores nocturnos?

Abr 28, 2019 | PERTURBAÇOES DO SONO | 0 comments

Os suores nocturnos são um sintoma irritante que nos faz suar muito à noite. Antes de ir mais fundo nisto, é necessário definir especificamente o que é suor noturno. O suor noturno não é o mesmo que suar nos meses mais quentes, ou com excesso de roupa. Quais são as causas do suor noturno e como evitá-lo?

Causas do suor noturno

1. O estado de saúde

As doenças são uma das principais causas de suores nocturnos, como é o caso da boca seca. Infecções, como a gripe, são frequentemente acompanhadas por outros sintomas, como perda de peso ou febre.

2. Um jantar pesado

Tenho a certeza que sabes como é importante jantar para ter uma boa noite de sono. Um jantar caloroso é uma forte causa de suores nocturnos, especialmente se você comeu picante. Especiarias picantes, como a pimenta, aumentam a temperatura do nosso corpo.

3. Que tal tiróide?

Tendo doenças da tireóide, que alteram a concentração de hormônio da tireóide no sangue, ou menopausa, são causas de suores noturnos.

4. Falta de relaxamento

Otra causa de levantarte con las sábanas empapadas son tus emociones. La sudoración nocturna se relaciona con una reacción a las preocupaciones o al exceso de estrés.

Ya lo sabes: si quieres un buen descanso, aparta tus preocupaciones antes de meterte en la cama.

Como se podem evitar os suores nocturnos

Uma vez mencionadas as causas, é tempo de falar sobre algo mais importante: as soluções. Como é possível remediar o suor à noite?

1. Manter uma boa temperatura no quarto

A temperatura ambiente é o primeiro passo para manter o quarto em boas condições. É aconselhável manter uma temperatura entre 19 e 26ºC. Não só deve manter uma boa temperatura ambiente: a roupa de cama é muito importante. Guarde os lençóis e a roupa de cama conforme necessário. Um excesso deles só pode complicar a situação. Um duche prévio, com água fria, também pode ajudá-lo a entrar no resto do poço.

Lembre-se que o ambiente no seu quarto é importante para evitar suores nocturnos: mantenha-o entre 19ºC e 26ºC

2. Jantares pesados, fora

Primeiro que tudo, não te esqueças de comer duas horas de sono ao jantar. Além disso, é preferível que opte por um jantar leve. Não abuse de gorduras ou alimentos açucarados, e estacione o picante.

3. Esqueça as preocupações

O stress e a ansiedade são duas causas conhecidas de suores nocturnos. Por esta razão, só podemos dar-lhe um conselho: esqueça as preocupações. A obsessão por problemas não resolvidos só vai piorar o seu sono.

4. O colchão importa

Um bom colchão pode ser a chave para evitar suores noturnos. Existem colchões que, devido à sua composição e materiais, são mais frescos que os outros e podem ajudar a dormir melhor. Encontre um que se encaixe no seu estilo de dormir e não o faça sentir-se quente.

Se, depois de seguir as indicações dadas, os suores nocturnos não desaparecerem, consulte o seu médico para excluir outros problemas. Um simples exame de sangue pode ajudar a diagnosticar uma infecção. Doenças mais graves podem exigir testes mais complexos, como raios-x ou ressonância magnética. No entanto, em muitos casos, os suores noturnos não estão relacionados com problemas graves de saúde e são facilmente resolvidos seguindo os conselhos acima.