Como combater a dor nas pernas enquanto dorme?

Mai 27, 2019 | CONSELHOS, DESCANSO, PROBLEMAS FÍSICOS, SAÚDE

Tem dores nas pernas ao estar sentado ou deitado? Você sente a necessidade de andar ou se mover? Talvez sofra da chamada Síndrome das Pernas Inquietas. Esta doença é difícil de diagnosticar e pode estar afetando você sem o seu conhecimento. Actualmente, cerca de 3% da população sofre deste problema e nem todos o conhecem. Preste atenção e saiba mais sobre a Síndrome das Pernas Inquietas.

Esta síndrome manifesta a necessidade de mover as pernas quando elas estão em repouso, geralmente acompanhadas de sensações desconfortáveis. Ao mover-se, estas sensações de dor nas pernas ou formigueiro são aliviadas e o problema desaparece. Ao voltar a descansar, este problema geralmente reaparece, pelo que a mudança é apenas uma solução temporária.

Essas sensações pioram em longos períodos de inatividade, por exemplo, ao fazer longas viagens ou dormir. Outro ponto importante são as horas de início da dor. Durante a manhã a dor é leve, e piora gradualmente à tarde, até o anoitecer.

Causas e consequências de dormir com dor nas pernas

O que causa a Síndrome das Pernas Inquietas? Há muitas causas que apontam para esta doença. A primeira, e a mais conhecida, sugere que está relacionada com um distúrbio da dopamina. A dopamina é responsável pela regulação dos nossos movimentos, pelo que pode dar origem a este problema. Para evitar esta alteração na dopamina, o ferro é necessário para que tudo funcione corretamente.

Dormir com dor na perna deteriora a qualidade de vida da pessoa que sofre dessa dor, que deve conviver com seu problema

Em termos de consequências, a mais óbvia é a deterioração da qualidade de vida do paciente. Qualquer pessoa com esta síndrome tem que viver com sensações desconfortáveis nas extremidades diariamente. Além disso, mesmo que pareça que é fácil aliviá-los com movimento, nem sempre é esse o caso. Há alturas em que é impossível deslocar-se, por exemplo, quando se viaja ou em determinados empregos. Isso pode causar problemas na pessoa, como ansiedade ou medo de ser imobilizado.

Como combater a dor nas pernas enquanto dorme?

Se você acha que pode ter esta síndrome, recomendamos que consulte um médico. Se for devido a um problema de ferro, será mais fácil de tratar. Existem também outros medicamentos que podem ajudar e pode falar com o seu farmacêutico. O seu especialista poderá escolher o medicamento certo para si e tratá-lo para que o problema melhore.

Por outro lado, uma série de medidas não farmacológicas também podem ser tomadas. Como bem sabe, uma boa rotina é um ponto muito importante para combater qualquer problema. Um horário de sono regular é um exemplo claro que pode ajudá-lo, como exercícios. A dieta é outro ponto importante: evitar café, tabaco e álcool e apostar na alimentação saudável.