Como colocar uma cabeceira

Dez 13, 2019 | INFORMAMOS-TE

Uma cabeceira é um elemento com muitas utilidades para a sala, além da função estética. Pode até ser indispensável quando a nossa cama é colocada de tal forma que a nossa cabeça toca na parede.

Benefícios que a cabeceira traz ao descanso

As cabeceiras são geralmente conhecidas como complementos do nosso quarto. De alguma forma, com a cabeceira podemos ter quatro benefícios para o nosso descanso. Em primeiro lugar, as cabeceiras têm uma função estética ao serem colocadas atrás da cama. Podemos melhorar a estética do nosso equipamento de descanso através deste elemento, combinando-o com o canapé, com a base estofada ou com a roupa de cama. Podemos até levar em conta a cor das paredes para combiná-la com este elemento do equipamento de descanso.

Além disso, na hora de dormir, a cabeceira evita que a nossa cabeça esteja em contacto directo com a parede. Isto protege-nos dos possíveis golpes que podemos bater com a cabeça na parede. Como se isto não fosse suficiente, a cabeceira ajuda a proteger tanto a cama como a roupa de cama do nosso equipamento de descanso. Também evita que a tinta salte através do contacto contínuo da nossa cabeça com a parede (bem como o desconforto que isto pode significar, especialmente no Inverno, quando a parede está fria).

Finalmente, a cabeceira atua como um isolante térmico especialmente quando está mais fria. Evita que a nossa cabeça esteja em contacto directo com a parede, com a qual permite armazenar o calor do nosso corpo e que este não escape pela cabeça.

Como colocar a cabeceira no nosso quarto

Então, como são colocadas as cabeceiras para que façam uma função protectora da cama? Isto vai depender da altura deles. As cabeceiras Maxcolchon têm dois tipos de altura: 75cm e mais de 120cm. Os de 75cm são pendurados na parede e os de 120cm têm a altura necessária para serem colocados sem qualquer tipo de fixação.

As cabeceiras de 75 cm devem ser penduradas na parede. Ao fazer esta instalação, você deve fazer furos na parede para colocar dois pontos ou blocos de apoio, que correspondem aos anéis localizados na parte de trás do painel de protecção da cabeceira. É essencial certificar-se de que os furos são feitos correctamente, devidamente alinhados e com a altura necessária. Usar um medidor e áreas de marcação é um método cuidadoso para evitar instalações defeituosas. Desta forma, ambas as partes são ajustadas e o encaixe da cabeceira permite-lhe desempenhar as suas funções.

Por outro lado, as cabeceiras de 120cm ou 130cm não necessitam de um sistema de fixação junto à parede. Estas cabeceiras podem ser apoiadas directamente no chão, uma vez que estão preparadas para a altura da cama. Neste caso, é aconselhável deixar a cabeceira centrada, para que possa proteger toda a cama e oferecer uma margem de espaço igual em ambos os lados. Assim, além de cumprirem a sua função protectora, proporcionam uma estética uniforme ao resto do quarto.