Como aproveitar ao máximo o espaço de um quarto pequeno?

Out 30, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

Quando se trata de mobilar os quartos de uma casa, o maior desafio pode ser aproveitar o espaço ao máximo. É que, muitas vezes, deparamo-nos com quartos de espaço muito reduzido, que contam com apenas uns poucos metros quadrados para aproveitar.

Nestes casos, há que procurar ideias para transformar esse espaço reduzido, num lugar cómodo e acolhedor, tentando ganhar espaço de todas as formas possíveis e imaginárias. Mas essa é a questão: como aproveitar ao máximo o espaço de um quarto pequeno?

Ideias para aproveitar ao máximo o espaço de um quarto pequeno

Aprender a aproveitar o espaço num quarto pequeno pode ser um verdadeiro desafio. Em qualquer caso, tudo vai depender do uso que lhe vamos dar: é um quarto infantil? Será o quarto principal da casa? Trata-se mais de um quarto para adolescentes? As coisas também podem mudar, se estivermos a falar de um quarto de hóspedes.

Em seguida, damos-lhe algumas ideias sobre como aproveitar o espaço, segundo o uso que vá dar a esse quarto:

Aproveitar o espaço em quartos infantis

Quando se trata de um quarto infantil, pode ser crucial planificar cada centímetro, e deixar assim o máximo de espaço disponível possível. É que, normalmente, este tipo de quartos também se utiliza como zona de jogos e brincadeiras, o que implica que necessitemos de uma parte do quarto livre e desimpedida.

Felizmente, existem opções que nos permitem dispor deste espaço, sem ter que contar com um quarto demasiado grande. Algumas opções são:

  • Sommiers rebatíveis: quando necessitamos de espaço para guardar roupa e não dispomos de um armário embutido, incluir um guarda-roupa normal num quarto infantil pode resultar numa perda de espaço importante dentro do quarto. Por isso, uma solução pode ser fazer uso de um sommier rebatível, que tem uma dupla função: por um lado, funciona como suporte para o colchão, e, por outro lado, como um sistema de armazenamento, quer seja para guardar roupa, brinquedos, ou qualquer outro tipo de objetos. Desta maneira, deixamos de perder espaço, ao não ter de incluir outros móveis de armazenamento dentro do quarto, o que nos permite recuperar mais espaço para jogos e brincadeiras.
  • Beliches: outra ideia muito boa num quarto infantil é incluir beliches, sobretudo se o quarto é partilhado. Desta forma, podemos aproveitar o espaço vertical do quarto, e ganhar metros na dimensão horizontal.
  • Cama de estrado duplo: as grandes aliadas dos quartos infantis são as camas de estrado duplo. São camas que albergam dois equipamentos de descanso num, o que permite receber convidados (sobretudo os convidados mais pequenos), sem a necessidade de contar com um quarto de hóspedes, ou com mais uma cama, dentro do mesmo quarto.
Como aproveitar ao máximo o espaço de um quarto pequeno?

Num quarto de adolescente

Quando se trata de adolescentes, o mais habitual é que seja necessário aproveitar ao máximo o espaço, no que ao armazenamento diz respeito. Também é possível que seja preciso contar com outra cama neste quarto, pelo que as duas opções seguintes são excelentes para incluir num quarto de adolescente:

  • Sommier rebatível: como já dissemos, um sommier rebatível permite dispor de um espaço de armazenamento, ao mesmo tempo que funciona como um suporte para o colchão. Além do mais, este tipo de estrutura oferece-nos a opção de escolher entre uma abertura lateral, e uma abertura frontal.
  • Cama de estrado duplo: outra boa opção, se se trata de um espaço onde é necessário dispor de dois equipamentos de descanso, é a cama de estrado duplo. Desta maneira, poderemos dispor de uma zona de convidados que não ocupa espaço dentro do quarto.

Aproveitar o espaço num quarto de casal

Na hora de poupar no espaço dentro do quarto principal, também temos algumas recomendações, que podem ser uma grande ajuda:

  • Aproveitar o espaço vertical: sobretudo se temos livros ou outros objetos que queremos colocar à vista no quarto, uma grande ideia para isso pode ser aproveitar o espaço vertical dentro do quarto. Neste sentido, podemos incluso contar com estantes penduradas no teto, que caiam sobre a parede e proporcionem um espaço extra. Podemos contar com prateleiras feitas à medida, que nos permitam ajustar o espaço disponível ao máximo.
  • Sommier rebatível: um sommier rebatível resulta como a melhor ideia para aproveitar o espaço num quarto de casal. Além de ser um elemento estético dentro do quarto, um sommier rebatível servirá como móvel de armazenagem para o que necessitemos: desde lençóis, até roupa, ou incluso objetos pessoais.

Num quarto de hóspedes, ou de estudo

Por vezes, temos a sorte de poder contar com um quarto extra em casa. Podemos utilizá-lo como quarto de estudo, ou como quarto de hóspedes, ou incluso ambas. E se prevemos que podemos ter convidados frequentemente, o melhor é reservar um espaço, e estar preparados para as visitas que possamos receber.

Para isso, a melhor ideia pode ser uma cama de estrado duplo. É uma excelente opção, se o que procuramos é dispor de mais do que um equipamento de descanso extra.

Se, pelo contrário, preferimos contar com um maior espaço de armazenamento, então outra opção pode ser adquirir um sommier rebatível. Se, além do mais, se trata também de um espaço de trabalho, ou estudo, uma grande opção pode ser utilizar o sommier como se fosse um sofá, colocando umas almofadas sobre a parede onde esteja encostado, criando assim um tipo de ambiente mais orientado para o trabalho.

Como teve a oportunidade de perceber, são muitas as opções de que dispõe, para aproveitar ao máximo o espaço dentro do quarto. Escolha a opção que melhor combine com as suas necessidades, e não hesite em consultar-nos, caso tenha alguma dúvida: ficaremos encantados por poder ajudar!