Como ajudar os nossos filhos a ter uma boa noite de sono

Dormir bem é uma obrigação que temos connosco próprios desde o início das nossas vidas, porque já aprendemos que um bom descanso irá beneficiar o resto do nosso corpo e, por conseguinte, a nossa saúde. E se é algo que não temos de saltar para nosso próprio benefício, imaginem quando se trata do bem-estar dos mais pequenos.
Por razões óbvias, o que sabemos da nossa maturidade, dos anos de experiência e da nossa capacidade de raciocinar, as crianças ainda não têm consciência. Portanto, convencê-los de que é hora de ir dormir pode ser uma tarefa árdua. Embora consideremos que é o momento prudente para começar um sono de oito horas, eles vêem-no como o fim de um dia em que não querem largar os dedos, despedindo-se dos pais e dos irmãos mais velhos e, porque não dizê-lo, deixando de ver televisão à noite. É aí que teremos de nos fortalecer e fazê-los compreender que ir para a cama é a melhor coisa para a sua saúde.
Para o conseguir sem dramatismos e conseguir uma boa rotina de sono desde a mais tenra idade, há uma série de directrizes para isso. Uma espécie de rotina de sono que ajudará os seus filhos a dormir bem, a ter um melhor desempenho na escola e a beneficiar de uma saúde óptima
Como criar uma boa rotina de sono?
Conteudo:
Estabelecer um horario para dormir
Tal como faz consigo próprio, deve estabelecer um horário fixo que determine quando as crianças têm de ir para a cama e quando têm de se levantar. Esta rotina básica será vital para a formação de uma higiene de sono correcta. E esta rotina não tem de começar na hora de dormir, mas antes. Para isso, baixar os decibéis na televisão e encorajar alguns minutos de paz e sossego que relaxarão os mais pequenos.
Nada de computadores, tablets ou telemóveis
Seguindo a premissa anterior, a luz emitida pelos dispositivos tecnológicos tem consequências na conciliação do sono. Algo que temos de ter mais em conta quando falamos do descanso das crianças. Nada de jogos de vídeo e vídeos com comprimidos ou telemóveis. E, na medida do possível, o acesso mínimo à televisão.
Crie um ambiente confortável no quarto
Uma temperatura agradável no quarto, zero poluição luminosa e omissão de qualquer ruído que possa dificultar o sono.
Que desfrute do melhor conjunto de descanso
Escolha o colchão que melhor se adapta às suas necessidades, a roupa de cama certa para a época, e o pijama confortável e respirável.

Deixe que durma com peluches
Dependendo da idade da criança, ela pode ainda estar presa a um animal de peluche ou ao seu cobertor preferido. Dormir num abraço não vai ser um impedimento para o descanso do seu filho.
Luz acesa: sim ou não?
Seguindo o factor anterior e também dependendo da idade, é provável que precise de um pouco de luz para ultrapassar os seus medos nocturnos. Basta não fechar completamente a porta ou deixar uma pequena lâmpada acesa com pouca luz para adormecer.
Não durma com eles
Um debate recorrente que se abre com a chegada da paternidade e da maternidade tem a ver com o facto de dormir com os seus filhos. Na medida do possível, evite-o o mais rapidamente possível para que eles se habituem a dormir sozinhos.
Não acuda a todas as chamadas
Sem contar o choro causado por um pesadelo, dias em que estão doentes, ou problemas incomuns como sonambulismo, não vão para o quarto sempre que pedem. Tudo o que eles estão a fazer é a ficar activos e evitar o momento de adormecer. E para o caso de inventarem o truque de pedir água, habituam-se a deixar um copo na sua mesa de cabeceira.