Como adormecer as crianças antes do Pai Natal

Dez 24, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

A emoção dos mais pequenos durante o Natal pode ir ao infinito. E quando falamos sobre a véspera de Natal e as horas antes da visita do Papai Noel, nem falamos mais. Uma noite em que pode custar-nos muito mais dormir os filhos antes da chegada do Pai Natal. Como podemos fazer com que eles se deitem?

Esse nervosismo, ansiedade e vontade de acordar no dia seguinte e encontrar toda uma série de novos brinquedos afetam o descanso e o sono. Para remediar isso, há uma série de dicas que podem nos ajudar a controlar a situação e garantir que o dia 24 de dezembro não se torne a primeira noite sem dormir dos nossos filhos.

Dicas que ajudarão os mais pequenos a adormecerem no dia 24 de dezembro

Não use frases triviais que soam a chantagem: “Se não vais dormir o Pai Natal não vem”, “O Pai Natal não vem à casa dos meninos que não dormem” ou o mais tóxico “Dorme já ou vais encontrar o Pai Natal, ele vai assustar-se e foge”. Todas essas frases clássicas entre os pais e mães, o que acabam causando é o efeito oposto ao desejado. As crianças, ao ouvirem essas frases, geram mais ansiedade e, portanto, maiores problemas para adormecer.

Evite as sestas no dia 24 de dezembro: Sabendo o tipo de dia que enfrentamos, e apesar de termos sestas rotineiras, é preferível evitá-las para que as crianças cheguem mais cansadas à noite.

– Certamente, o dia 24 foi um dia agitado. Mesmo assim, preencha-o com atividades e exercícios físicos para cansar as crianças. Por exemplo, andar de bicicleta, brincar no parque… Obviamente, os pequenos vão chegar cansados ao final da tarde e nem a vontade que têm de ver o Pai Natal os impedirá de dormir tranquilamente.

– Tente manter a rotina de sono que tem normalmente e, na medida do possível, não interrompa as suas atividades anteriores. Lavar os dentes, ler a sua história preferida… Toda a rotina que os seus pequenos mantêm ao longo do ano.

– Não jante muito tarde: Esta última dica é bastante difícil de conseguir, tendo em consideração o tipo de férias. No entanto, é importante que os mais pequenos jantem algumas horas antes de dormir.

O truque da garrafa mágica: Pegue numa garrafa de alguma cor marcante e coloque um rótulo onde escreve “Poção Secreta do Pai Natal” ou algo semelhante. Encha-o com água e inclua algumas gotas de limão ou um pouco de corante laranja, como Tang ou similar. O importante é fazer com que os mais pequenos acreditem que tomar uns goles dessa garrafa vai permitir que durmam melhor.