Como a televisão afeta o nosso descanso

Nov 16, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO | 0 comments

Há quem pense que ver um pouco de televisão antes de dormir pode ajudar a dormir melhor. Mas, isso está bem longe da realidade. Ver televisão é uma prática que, ainda que possa ser inofensiva, também pode ter consequências muito negativas, especialmente no que ao nosso sono diz respeito. Quer saber como a televisão afeta o nosso descanso?

Ao que parece, nos adultos, ver televisão pode atrasar a hora de irmos dormir, assim como alterar os padrões de sono. Mas, nas crianças, pode ter ainda piores resultados.

Como a televisão afeta o nosso descanso como adultos?

Se é dessas pessoas que têm por hábito ver um pouco de televisão antes de dormir, deve saber que isso pode não ser muito boa ideia, se o que quer é desfrutar de um bom descanso. Aqui deixamos-lhe algumas razões para não ver televisão antes de se deitar, tal como explica a revista Parenting Science.

Ver conteúdo excitante ou perturbador antes de deitar pode causar problemas para dormir

Por vezes, estamos a fazer um pouco de zapping pela noite, e deparamo-nos com um programa com certo conteúdo violento ou angustiante (como algum filme de ficção, ou alguma notícia da televisão). Nestes casos, segundo determinam alguns estudos, teremos maiores probabilidades de sofrer sonhos perturbadores e/ou violentos quando nos deitarmos.

Além do mais, quando este conteúdo é uma série excitante que estamos a acompanhar, por exemplo, e nos envolvemos nessa típica maratona de episódios, o mais provável é que possamos sofrer também de insónias, e de uma má qualidade de sono. Isto poderia acontecer, devido à sobre estimulação mental que requer este conteúdo, havendo a possibilidade de que a mente se torne demasiado ativa para dormir.

Também há evidência científica que liga o conteúdo televisivo com os sonhos. Assim, as pessoas que veem conteúdo angustiante ou violento (de programas de televisão fictícios, ou cobertura de notícias de televisão), têm maiores probabilidades de ter sonhos perturbadores e violentos.

Como a televisão afeta o nosso descanso

Usar a televisão como ajuda para dormir pode ser contraproducente

Há quem diga que ver um pouco de televisão antes de ir dormir os ajuda a dormir melhor. No entanto, segundo as investigações a esse respeito, estas pessoas têm maiores probabilidades de estar cansadas no dia seguinte.

É que, ainda que seja uma dessas pessoas a quem ajuda deixar a televisão ligada para adormecer, para se distrair dos seus pensamentos, o custo que isto pode acarretar pode ser maior do que os benefícios que oferece. Neste sentido, o ruído de fundo contínuo pode causar alterações do sono, que impedem que as pessoas experimentem um sono profundo e sustentado.

O caso das crianças: como ver televisão afeta o seu descanso?

Especialmente no que diz respeito aos adolescentes mais velhos, estes podem responder de uma maneira muito similar à dos adultos.

O conteúdo perturbador pode desencadear pesadelos. É que os investigadores concluíram que os adolescentes, tal como os adultos, experimentam menos sono e fadiga durante o dia quando usam a televisão como ajuda para dormir. Além do mais, os adolescentes podem experimentar problemas e deficiências do sono, se se expõem à luz azul ou ao conteúdo estimulante, imediatamente antes de se deitarem.

Num estudo de adolescentes mais velhos, as crianças tinham maiores problemas para conseguir adormecer, e tinham tendência a dormir menos, se viam televisão durante a última hora antes de se deitarem.

No entanto, a coisa ainda se põe pior, no que às crianças mais pequenas diz respeito. É que os estudos a esse respeito sugerem que as crianças enfrentam os mesmos (e mais) fatores de risco do que os adultos, ao serem expostos à televisão pela noite.

Em primeiro lugar, parece que, segundo os investigadores a esse respeito, as crianças poderiam ser mais sensíveis aos efeitos da iluminação artificial. As mesmas doses desta luz poderiam ter um impacto maior e mais negativo na sua capacidade para dormir.

Além do mais, as crianças também são mais sensíveis ao conteúdo televisivo. Podem ficar mais perturbadas, com coisas que normalmente não perturbam os adultos.

Por outro lado, que as crianças vejam televisão na hora de dormir pode contribuir para o aparecimento das parassonias, como terrores noturnos, e sonambulismo.

Mas, o que mais nos deveria preocupar não é apenas o que veem na televisão, mas também quanto a veem: as crianças que passam muito tempo a ver televisão, ou que dormem num quarto com televisão, têm tendência a dormir menos em geral. Nestes casos, é mais provável que experimentem hábitos de sono irregulares algures no futuro, e que sofram com problemas de sono.

Regra geral, parece que o uso de écrans em bebés e crianças pequenas está relacionado com um sono mais curto. Em concreto, um estudo levado a cabo em Singapura, em menores de dois anos, mostrou que, por cada hora do dia que os bebés viam conteúdo da televisão ou num tablet, dormiam 16 minutos menos.

O mesmo sucede com as crianças em idade pré-escolar, com as crianças na escola primária… o padrão repete-se: quanto mais televisão, menos duração do sono.

Como vê, em geral, ver televisão antes de dormir não é uma boa ideia, sobretudo no que aos mais pequenos diz respeito. Se lhe custa dormir pela noite, quiçá possa experimentar outros hábitos, como ler antes de dormir, ainda que lhe recomendamos que se consulte com o seu médico, se as insónias o impedem de descansar adequadamente pelas noites. Preste atenção ao seu sono, e ao seu descanso!