Como a nossa postura corporal afeta o sono

Jan 13, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

É uma das perguntas que não parece ter uma resposta definitiva e clara. Como se fosse o Santo Graal, continuamos a decifrar qual é a melhor postura corporal para dormir. Porque dependendo de a quem perguntar, alguns escolhem dormir de costas, outros tendem a fazê-lo de lado e, os mais arriscados e aventureiros, de bruços enquanto abraçam a almofada.

A postura de dormir, o fator vital do descanso que sempre esquecemos

Até agora, aprendemos que a melhor higiene do sono possível deve ser precedida de pontos inatacáveis. Elementos que sustentam o conforto e o descanso:

1) Ter um equipamento de descanso composto por um colchão de qualidade, uma base firme e uma almofada que se adapta ao nosso pescoço.

2) Estabelecer horários regulares que sejam precedidos de um jantar saudável, leve e equilibrado.

3) Aclimatar o nosso quarto para que o nível de ruído, luz e temperatura não interfiram no nosso descanso.

4) Para chegar a todos estes pontos, teremos feito desporto previamente no momento apropriado (nunca muito tarde) e, no caso de ter feito uma sesta curta, nunca mais do que 30 minutos.

5) Acreditamos que o seu consumo de cafeína seja baixo e limitado às manhãs e que o consumo de álcool seja apenas algumas cervejas por semana.

Perfeito. Você é o Iron Man ou a Super Woman do descanso e do sono. Mas espere, está a faltar uma pequena lacuna. O cumprimento perfeito dos principais requisitos de um bom dorminhoco pode ser inútil se, depois, você se deitar e fazê-lo em qualquer posição. Nunca mais subestime a importância da posição na qual dorme, pois esta determinará seu tipo de descanso.

Diga-me em que posição dorme e eu direi como descansa

Enquanto investimos no nosso descanso através da aquisição do melhor colchão viscoelástico possível e um sommier como base, há outra série de fatores a considerar. Como já dissemos, além de elementos externos como temperatura ou ruído, a posição que escolhemos (ou não) dormir vai marcar não só a qualidade do nosso descanso, mas também o número de horas que iremos dormir.

Para começar, e como dissemos no início, não existe uma verdade absoluta sobre a posição ideal. Embora existam recomendações e realidades que explicaremos a seguir.

No entanto, existe uma componente que vai determinar a adequação ou não da postura na qual que dormimos: o alinhamento correto entre o pescoço e as costas. Portanto, podemos começar por cancelar a posição mais incorreta. Aquela que lhe proporciona o pior descanso.

Dormir de bruços: o pior aliado do descanso

É uma das posições mais comuns. Além do mais, é possivelmente aquela que acaba praticando você mesmo. Sim, podemos reconhecer que é uma posição na que é fácil adormecer. Dependendo da pessoa, ficar de cabeça para baixo pode ajudar a chegada do sono. Mas como se costuma dizer, isso é pão para hoje e fome para amanhã.

Segundo todos os especialistas, esta posição é a que pode trazer as piores consequências para a nossa saúde. Para começar, é a que mais danifica as nossas costas. Dormir de barriga para baixo é sinónimo de alinhamento incorreto da coluna vertebral. Além disso, é uma posição em que a nossa coluna é empurrada para uma rotação excessiva, o que leva a que músculos, articulações e nervos de níveis muito diferentes sejam afetados, o que se traduz em dores lombares ou tendinites.

Obviamente, tudo o que foi mencionado acima leva-nos a um pior descanso, a níveis mais elevados de problemas físicos e, portanto, a uma piora na nossa saúde.

Barriga para cima ou de lado? Existe a postura ideal?

Não considerando a posição anterior, surgem duas posições finalistas: dormir virado para um dos lados ou de costas, de barriga para cima.

Uma favorita em todo o mundo, dormir de costas pode ser uma ótima opção para descansar. Mas, se analisamos em detalhe esta posição, encontraremos uma série de incómodos a depender do tipo de pessoa: grávidas (problemas de circulação), pessoas com problemas de coluna, quem sofre de apneia do sono e, sobretudo, quem tende para o ronco.

Por outro lado, e nunca melhor dito, encontramos aqueles que tendem a dormir para uma das duas pontas da cama. Posição em que encontramos vantagens para quem sofre de dores lombares. Mas ainda há mais.

De acordo com diferentes estudos, a melhor posição existe. Dormir para o lado esquerdo ajudar-nos-á com vários processos do sistema linfático e do sistema cognitivo (inclusive ajudando a prevenir Alzheimer, daremos um melhor suporte à coluna ou pescoço, ajudaremos na prevenção de lesões de longa duração e é mesmo o mais adequado para mulheres grávidas.