Como a Menstruação Influencia o Seu Descanso

Nov 6, 2019 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

O ciclo menstrual dura cerca de 28 dias para as mulheres jovens. Num ciclo menstrual normal há mudanças cíclicas nas hormonas, que são geradas pelo sistema nervoso, e na temperatura corporal. Em suma, todo o corpo é afectado por este ciclo.

Assim, o ciclo menstrual também tem seu próprio ritmo circadiano associado a ele. Ou seja: as mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo diário, e que respondem principalmente à luz e escuridão no ambiente de um organismo. Um exemplo de um ritmo circadiano é dormir à noite e estar acordado durante o dia.

Desta forma, o ritmo circadiano é afetado pela menstruação. Um artigo publicado na revista Sleep Medicine em 2007 prova isso mesmo. Assim, as pesquisadoras Fiona Baker e Helen Driver descobrem que a qualidade subjetiva do sono é menor em torno da menstruação, embora o momento e a composição do sono permaneçam relativamente estáveis durante todo o ciclo menstrual em mulheres saudáveis.

Durante a fase lútea, a terceira fase do ciclo menstrual que começa após a fase de ovulação e termina na véspera do início do próximo período menstrual, parece diminuir a fase de sono REM (Rapid Eye Movement).

O artigo também destaca o fato de que as mulheres que trabalhavam em turnos noturnos, em comparação com aquelas que não trabalhavam, eram mais propensas a ter menstruação irregular e ciclos menstruais mais longos. Parece, portanto, que ter um ritmo circadiano diferente do habitual também afetaria o ciclo menstrual.

Noutro estudo publicado em 2011, pesquisadores alemães tentaram explorar os efeitos do sono e a influência dos hormônios na consolidação da memória. Escusado será dizer que o descanso é importante para a consolidação da memória.

Assim, esses pesquisadores obtiveram que os homens tiveram um desempenho significativamente melhor após a sesta, e as mulheres o fizeram apenas na fase lútea média do seu ciclo menstrual.

Parece que o ciclo menstrual afecta o nosso descanso. De fato, de acordo com a National Sleep Foundation, entre 25% e 33% das mulheres americanas em idade menstrual relataram mais interrupções do sono durante as semanas anteriores e/ou durante a menstruação.

Portanto, parece lógico tentar cuidar ao máximo dos hábitos de sono em qualquer caso, mas parece que às vezes nosso ciclo menstrual pode decidir nosso horário de sono para nós.

Recomendações para um melhor descanso

Em qualquer caso, manter um horário de sono estável é a melhor coisa que podemos fazer nestes casos. Também podemos seguir as seguintes recomendações, que nos podem ajudar a descansar melhor:

  1. Evitar a ingestão excessiva de sal (o que favorece a retenção de líquidos)
  2. Exercício físico regular, que pode promover repouso e sono
  3. Mantenha-se hidratada. A água potável é sempre importante
  4. Distribuir calorias ao longo do dia. Isto pode causar a manutenção de um nível de energia constante.
  5. Evite bebidas estimulantes. Tais como café ou álcool, que podem perturbar o sono.
  6. Manter uma rotina de sono estável. Dormir e levantar-se às mesmas horas todos os dias pode ajudá-lo a dormir melhor.
  7. Tome infusões de camomila, por exemplo, que o ajudarão a adormecer.

Em resumo, você pode tomar algumas medidas para melhorar seu descanso durante a menstruação, embora pareça claro que cabe às hormonas que nós durmamos menos ou que tenhamos mais insónia durante os dias do período.