Como a eletricidade estática afecta o descanso

Abr 21, 2021 | INFORMAMOS-TE

Dia após dia, o nosso corpo é exposto a uma série de cargas elétricas. Estas vão-se acumulando e libertando de uma forma natural. Porém, em algumas ocasiões, ao entrar em contato com certos objetos, ocorre uma descarga repentina de eletricidade que se manifesta através de cãibras ou faíscas.

Isto ocorre porque o corpo humano é um bom condutor de eletricidade. Tem a capacidade de se carregar ao realizar apenas atividades diárias. No entanto, nos casos em que acumulamos muita energia, precisamos nos livrar dela para restaurar o equilíbrio.

Um dos exemplos mais comuns ocorre quando saímos de um carro e, ao fechar a porta, sentimos um choque. Também quando o nosso cabelo se encrespa ao ser escovado após usar o secador. Nestes casos, estamos a libertar eletricidade estática como resultado de um excesso de carga.

Em qualquer caso, esta acumulação pode afetar negativamente o nosso descanso e, podemos sentir dores de cabeça e uma sensação de cansaço, entre outras sensações desagradáveis.

Conselhos para evitar a eletricidade estática enquanto descansamos

1. Ambiente húmido

Um dos conselhos que pode colocar em prática para evitar essa sensação incómoda é controlar a humidade do ambiente. Desta forma, se os ambientes tiverem uma humidade adequada, é muito provável que as cargas elétricas sejam reduzidas significativamente.

Por isso, durante a estação do inverno, é uma boa ideia ter algum tipo de humidificador. Deve ter-se em consideração que o ambiente seco provocado pelo funcionamento do aquecimento favorece em certa medida a acumulação de eletricidade estática.

Os aparelhos humidificadores podem ajudar a neutralizar o secar do ambiente, mas se preferir algo mais natural, a alternativa pode ser colocar plantas. Têm a vantagem de, além de proporcionar frescura e humidade, dar um toque de estilo às habitações.

2. Materiais naturais

Em qualquer caso, é aconselhável usar roupas de fibras naturais. Tanto para estar em casa como para dormir, são preferíveis a qualquer tipo de fibra sintética, pois proporcionam uma respirabilidade adequada enquanto descansamos.

Por exemplo, lençóis e capas de edredão de 100% algodão fornecem a calidez necessária e, combinados com um edredão, podem ser a opção ideal para nos manter aquecidos sem nos carregarmos com eletricidade estática.

3. Dormir sem equipamentos eletrónicos

O nosso conselho é que tente libertar o quarto de aparelhos eletrónicos que não sejam indispensáveis. Assim, telemóveis, tablets, computadores e até televisão podem inibir a produção natural de melatonina, afetando seriamente o nosso descanso.

Todos esses aparelhos emitem campos eletromagnéticos que, a longo prazo, podem causar sintomas como fadiga e disfunções no sistema neurológico. Portanto, a superexposição a esse tipo de radiações afeta negativamente a nossa saúde.

Em qualquer caso, existem produtos no mercado que podem evitar este tipo de transtorno. Na Maxcolchon temos a capa protetora de colchão Biowool Magnetic. Este tipo de capa de colchão é indicado para descarregar a energia acumulada no corpo enquanto dorme.

A composição à base de fibra de carbono e fibra de prata é combinada com aloe vera e enchimento de 300 gramas para proporcionar maior conforto. Além disso, inclui sete bandas magnéticas mineralizadas especialmente concebidas para proporcionar um descanso relaxante e agradável.

Os benefícios desta capa protetora ativam o metabolismo celular, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a eliminar as toxinas acumuladas. Além disso, no campo do descanso, previnem as insónias e os problemas a elas associados, como inquietação e stress.

Resumindo, é um produto a ter em consideração se procura o máximo conforto no seu relaxamento. Livre-se da eletricidade estática!