Como a comida afecta o nosso descanso

Out 23, 2019 | CONSELHOS, DIETA

Os processos químicos que ocorrem no nosso organismo através da digestão e absorção de substâncias dos alimentos que ingerimos são determinantes em muitos aspectos das nossas vidas, incluindo o repouso. Como Ludwig Feuerbach disse “somos o que comemos”. Quem nunca acordou com uma sensação de cansaço? As razões pelas quais acordamos cansados podem ser muitas; uma delas está intimamente relacionada com a comida que colocamos na boca, principalmente durante o jantar, então vamos descobrir como a comida afeta o nosso descanso.

Que alimentos evitar para ter um bom descanso?

Há alimentos que parecem interferir diretamente no nosso descanso, roubando o nosso sono e influenciando negativamente nossa saúde física e emocional. A alimentação desempenha um papel crucial nos processos de vigília e sono, pelo que evitar certos alimentos que dificultam o nosso descanso, ajudar-nos-á a ter um sono adequado.

Bebidas estimulantes

As bebidas que estimulam o sistema nervoso perturbam o sono e afectam a sua qualidade. Estima-se que o corpo leva de quatro a seis horas para eliminar as substâncias estimulantes que ingerimos, por isso beber este tipo de bebida afeta muito o nosso descanso.

Bebidas alcoólicas

Apesar de ter um efeito sedativo leve, bebidas contendo álcool podem causar despertares noturnos e até mesmo insônia. Modere o seu consumo de álcool imediatamente antes de dormir e terá um descanso de melhor qualidade.

Alimentos picantes e especiarias

Os alimentos picantes aceleram o seu metabolismo causando um aumento da temperatura do seu corpo; isto dificulta a tarefa de adormecer e prejudica o seu próprio descanso. Evite temperos e condimentos condimentados pouco antes de ir para a cama.

Sopas e líquidos

Os alimentos excessivamente líquidos, como a sopa, provocam micções frequentes durante a noite, o que resulta em despertares contínuos que nos impedem de ter um descanso refrescante.

Guisados e legumes

Os legumes fornecem ao nosso corpo nutrientes essenciais; no entanto, quando os consumimos à noite, corremos o risco de ter uma digestão muito pesada, sentindo-nos desconfortáveis e aumentando as hipóteses de não descansar adequadamente.

Doces e alimentos açucarados

A glicose no sangue está intimamente relacionada a distúrbios do sono. Tente não consumir açúcares pouco antes de ir para a cama, desta forma, você garante que os seus níveis de glicose não interferem com o seu descanso.

 Que alimentos promovem o descanso?

Como não poderia ser de outra forma, assim como existem alimentos que prejudicam o nosso descanso, existem alimentos que nos ajudam a dormir melhor. Jantares ricos em magnésio, tais como produtos lácteos, gorduras saudáveis, tais como nozes, e alimentos que são uma fonte de serotonina e melatonina, trazem inúmeros benefícios ao nosso descanso.

Não há nada como estar deitado no colchão dos nossos sonhos, e deixe-nos abraçar as sensações de bem-estar e calma, tome nota dos seguintes alimentos que o ajudarão a descansar profundamente toda a noite.

Leite

O leite ajuda a adormecer, pois contém vitamina B12, cálcio e triptofano, ingredientes relacionados à produção de serotonina (hormona do sono), melanina e ativação do sono neuronal. Isto leva-nos a pensar que as nossas avós tinham razão quando diziam que beber um copo de leite antes de ir para a cama nos ajudava a dormir melhor.

Alimentos ricos em triptofano

O nosso organismo transforma o triptofano em serotonina, pelo que o consumo de alimentos ricos em triptofano antes de ir para a cama garante um descanso profundo e refrescante. Além do leite, há muitos ingredientes que podemos incluir em nosso jantar para aumentar a produção de hormônio do sono em nosso corpo: peru, frango, banana, peixe azul, ovo, ameixa, nozes e abacate, são bons exemplos de alimentos que promovem um bom descanso.

Frutos secos

Além de conter triptofano, as nozes são ricas em gorduras saudáveis e magnésio, substâncias que relaxam o sistema nervoso facilitando o descanso durante a noite.

Infusões relaxantes

Beber uma infusão de ervas com propriedades relaxantes e sedativas irá ajudar a adormecer. Entre as mais recomendadas para promover o descanso noturno estão a valeriana, a lima, a Passiflora, a herbaluisa e a camomila.

Finalmente, mantenha na mente que há uma possibilidade que determinados alimentos possam afetar seu descanso em uma maneira particular. A intolerância alimentar é uma reacção individual que pode causar problemas no resto do doente. A intolerância ao glúten, à lactose e mesmo à frutose está na ordem do dia. Preste especial atenção aos alimentos que comeu se sentir desconforto físico logo após comer. Tente descobrir qual o alimento responsável pelos seus sintomas e tente não o comer durante alguns dias. Se pensa que um alimento pode estar a provocar uma intolerância alimentar, consulte o seu médico para testes adequados a fim de receber as informações necessárias sobre os alimentos que deve evitar.