Como a artrite reumatóide afeta o sono

Mar 28, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

São muitas as doenças que podem interferir no nosso descanso. Isto inclui a artrite reumatóide, um distúrbio inflamatório crónico que afeta a cerca de 1% da população da Europa e da América do Norte, e cuja causa ainda é desconhecida.

Aparentemente, a artrite reumatóide é uma doença auto-imune, o que significa que o sistema imunitário ataca erroneamente os tecidos saudáveis ​​do corpo das pessoas afetadas.

A artrite reumatóide

Esta doença afeta o revestimento das articulações e provoca um inchaço doloroso que pode eventualmente corroer o osso e deformar as articulações. Se for grave, esta inflamação também pode acabar afetando outras partes do corpo.

Sintomas da artrite reumatóide

A artrite reumatóide causa principalmente inflamação nas articulações e outros sinais e sintomas que lhe podem estar associados são:

  • Rigidez articular que costuma piorar pelas manhãs e depois de períodos de inatividade.
  • Cansaço, perda de apetite e febre.
  • Articulações sensíveis ao toque, quentes e inchadas.

Existe um certo tipo de artrite chamada artrite reumatóide precoce, que tende a afetar primeiro as articulações menores, principalmente as das mãos e dos pés.

À medida que a doença se desenvolve, os sintomas começam a ser notados nos joelhos, pulsos, tornozelos, quadris, cotovelos e ombros também. Os sintomas geralmente ocorrem em ambos os lados do corpo ao mesmo tempo.

Os sinais e sintomas da artrite podem variar no que se refere à sua gravidade, e podem incluso aparecer e desaparecer, e os períodos de aumento da atividade da doença, chamados surtos, alternam com períodos de remissão relativa, o que significa que parece que os sintomas param pelo menos por um tempo.

Em qualquer caso, é uma doença que causa problemas no dia-a-dia de quem a sofre. Especificamente, o descanso é uma das áreas que podem ser mais afetadas.

Como a artrite reumatóide afeta o sono?

Nem todas as pessoas com artrite reumatóide têm problemas para dormir. No entanto, estima-se que mais de 80% dos afetados sofrem de fadiga, segundo apontam profissionais como a Dra. Irene Blanco, do Montefiore Medical Center, de Nova York.

Ainda que seja pontual, quase todos os pacientes com artrite reumatóide podem ter dificuldade para dormir, seja pelo desconforto da doença ou pela dor que ela causa nas articulações.

Especificamente, parece haver uma relação entre as pessoas com esta doença e a prevalência de distúrbios do sono. Principalmente naquelas pessoas que não têm um bom controle da doença por falta de tratamento ou por não ser tão eficaz quanto deveria, é fácil ocorrerem problemas no momento de dormir quando se trata desta doença.

O que acontece é que os sintomas aceleram e pioram quando o corpo relaxa e para de se movimentar ou simplesmente para de ficar ativo, o que geralmente piora à noite e torna muito difícil adormecer e evitar ficar sem acordar durante a madrugada.

Conselhos para descansar confortavelmente com artrite reumatóide

Nestes casos, pode ser necessário assimilar que controlar a dor não significa ser capaz de controlar a doença, e que alguns tratamentos e medicamentos podem reduzir os sintomas, mas se a doença não for tratada especificamente, provavelmente vai aumentar no que se refere a dor, lesão articular e à deformidade que está em causa.

Em qualquer caso, há algumas coisas que podemos fazer para melhorar o descanso:

  • Manter uma rotina constante nos seus horários: Deitar-se cedo e tentar dormir de 7 a 8 horas pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com artrite reumatóide.
  • Usar a cama exclusivamente para dormir: É importante que a cama seja um espaço exclusivo para o descanso, não para comer ou ver televisão, por exemplo. Preparar o quarto antes de dormir também pode ajudá-lo a descansar melhor com esta doença.

Por outro lado, também é aconselhável ter um colchão que atenda às necessidades que as pessoas com artrite possam ter. Especificamente, essas pessoas precisam de colchões que ajudem a aliviar os pontos de pressão no pescoço, nas costas e nos quadris. Caso contrário, essas pessoas vão mudar de posição com mais frequência, o que prejudica o seu descanso. Veja no nosso catálogo quais são os melhores colchões para descansar bem mesmo com artrite reumatóide!