Comece o seu dia com energia: Alongamentos matinais

Abr 8, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, DESPORTO E BEM-ESTAR

O despertador toca, você abre os olhos, age um pouco como um cabo de guerra na cama e após cinco minutos você finalmente decide se curvar. O que você faz naquele momento quase inconscientemente? Acorda tu. Ou seja, esticas os braços e, quase em uníssono, bocejas. Acredite ou não, este é o primeiro trecho da manhã recomendado por todos os especialistas. Uma série de exercícios necessários que podem começar no seu próprio colchão e que, depois deles, darão um melhor começo a um longo dia de atividade, família, estudos ou trabalho.

Traçar uma rotina de alongamento tão pequena e simples que possa ser completada mesmo antes do pequeno-almoço é a melhor opção para acordar aqueles músculos que passaram aproximadamente oito horas a relaxar. Você aumentará a flexibilidade e mobilidade do seu corpo enquanto evita possíveis lesões. Mas antes de fazer esta prática, dê a si mesmo tempo para acordar completamente e, é claro, consulte seu médico se você for propenso a desconforto ou qualquer tipo de lesão muscular.

Alongamento dos braços

Aproveite a inércia de quando você acorda para fazer um alongamento progressivo dos braços, talvez as extremidades que você vai usar mais vezes ao longo do dia. Para fazer este exercício, sente-se na cama e cruze as pernas. Depois, entrelace os dedos com as palmas das mãos para cima e estenda os braços acima da cabeça. Sem levantar as nádegas do colchão, incline o corpo progressivamente e lentamente para a esquerda e depois volte para o centro. Após cerca de 15 a 30 segundos, repita o trecho, mas para a direita.

Alongamento do pescoço

Acordar e sentir um pescoço rígido é tão comum como fazê-lo com leguminosas nos olhos. Fazer um curto trecho de menos de meio minuto antes de sair da cama pode prevenir mais desconforto que pode levar a torcicolos. Basta inclinar o pescoço para a esquerda muito suavemente, sem puxar. Então faça-o para a direita por alguns segundos. Continue com um movimento para a frente e depois para trás (você pode obviamente mudar a ordem dos fatores).

Exercícios para as suas costas

Os problemas de costas são tão comuns e generalizados entre a população que determinam até mesmo a escolha do próprio colchão. Uma parte tão especial e delicada do corpo merece todo o tipo de cuidados, por isso não hesite em escolher as muitas maneiras de exercitá-la. Para evitar contraturas, você pode optar por um trecho que consiste em extensão lateral.

Na mesma posição inicial em que você exercitou o alongamento do pescoço e dos braços, incline o corpo para a esquerda para que o antebraço chegue à cama e a palma da mão toque nos lençóis. Depois, estenda o braço direito acima da cabeça e traga a sua mão de volta enquanto respira fundo. Depois de uma pequena pausa, traga o braço para trás sobre a cabeça e para a frente, trazendo o braço junto com o tronco e a cabeça. Como passo final, descanse sua cabeça e braço direito suavemente sobre a cama e depois volte para a posição inicial. Repita o exercício, mas em direção ao lado certo.

Alongamentos das pernas

Quando fazemos o acto involuntário de alongamento, às vezes sentimos tanto prazer em fazê-lo que inadvertidamente incluímos o alongamento das nossas pernas. Se preferir optar por um alongamento mais consciente, siga as instruções abaixo para um dos exercícios mais rápidos e simples que o ajudarão a aquecer rapidamente estas extremidades: deite-se de costas com as pernas esticadas. Dobra-os ao peito enquanto respiras pelo nariz. Segure-os por alguns segundos e estique-os lentamente enquanto expira pela boca. Repita dez vezes.