Com que frequência se devem lavar os lençóis?

Abr 4, 2019 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

Um dos grandes prazeres é dormir em lençóis limpos, com um toque suave e sem rugas! Sabemos que temos de mudar os lençóis regularmente. É necessário que as bactérias não proliferem, mas primeiro temos de nos colocar duas questões: Com que frequência devemos lavar os lençóis? A que temperatura?

Antes de sabermos quando precisamos mudar nossos lençóis, precisamos rever nossos hábitos diários. Mesmo que mudemos de pijama, roupa interior ou tomemos um duche, os tecidos ficam sujos. E sim, tudo fica sujo mais rápido do que podemos pensar.

Se tomarmos banho à noite, recomenda-se mudar os lençóis a cada 2 semanas. Por outro lado, se tomarmos banho de manhã, será aconselhável lavá-los todas as semanas. Temos também de realçar o pijama. É importante mudar o pijama a cada dois dias, pois eles estão em contato contínuo com a nossa pele.

Tem de se ter em conta as estações do ano. Não suamos da mesma forma no Inverno como no Verão. No verão, com temperaturas elevadas, favorece-se o crescimento de germes e ácaros.

Os ácaros alimentam-se das células mortas que perdemos todos os dias (perdemos cerca de 1 mg por dia). Que células mortas podem ser?

  • Restos de creme ou maquiagem.
  • Suor e pêlos do corpo.
  • Sujeira, poeira, secreções secas.
  • Pequenos insetos, pólen ou fungos.

Tudo isto favorece a proliferação de bactérias nos lençóis e também no colchão. Estas bactérias são responsáveis por doenças que podemos sofrer, como asma, rinite, alergias ou eczema.

A que temperatura temos de lavar os lençóis?

A temperatura a que lava o seu conjunto de lençóis depende do produto que adquiriu. É melhor consultar as instruções fornecidas pelo fabricante do produto. Na etiqueta encontrará instruções sobre a temperatura e o programa apropriado para as suas folhas. Quanto à sua máquina de lavar roupa, evite sobrecarregá-la para a sua correcta limpeza e para a sua correcta utilização na nossa roupa.

Siga as instruções do fabricante para lavar adequadamente o conjunto de lençóis

Uma vez lavados, podemos colocá-los na máquina de secar. Para escolher o programa do seu secador, será recomendado que você siga novamente as especificações do fabricante.  Geralmente, é aconselhável utilizar um programa curto a baixa temperatura para manter a qualidade dos tecidos. Por outro lado, se os deixarmos ao ar livre, teremos de os apanhar quando estiverem secos e não os deixarmos lá fora. Se os secar ao ar livre, deixe-os fora de contacto com o sol, para que não percam as suas propriedades.

Porque é que é essencial lavar o seu conjunto de lençóis?

A importância de manter o seu conjunto de lençóis limpo deve-se tanto à sua higiene pessoal como ao seu colchão. Por um lado, ter o seu conjunto de lençóis em boas condições ajuda a proteger o colchão adequadamente. Por outro lado, dormir em lençóis limpos vai além do agradável contato com uma cobertura higiénica. Manter a sua roupa de cama limpa previne infecções e reduz a presença de ácaros, que são necessários para o seu bem-estar.