Colchões de viscoelástica: os benefícios que emprestam ao descanso

Ago 1, 2021 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR | 0 comments

Na década de 60, na NASA estavam a trabalhar para desenvolver um componente que se pudesse utilizar para fabricar assentos de aviões e de naves tripuladas. Assim nascia o material viscoelástico, uma invenção que acabou por revolucionar o mundo. Porque para além dos colchões de viscoelástica, o seu produto original também se usa para o fabrico de sapatilhas, produtos de escritório, mobília…

A viscoelástica, antigamente um produto excessivamente caro, acabou por tornar-se mais económico, graças à revolução tecnológica, e às melhorias que se foram conseguindo. Um processo que ajudou a universalizar os colchões viscoelásticos, quiçá os mais utilizados do mercado. Será porque a sua composição de espuma de alta densidade os converte num tipo de colchão muito suave? Desvendamos os motivos principais pelos quais estes colchões nos proporcionam um descanso confortável e prazeroso.

5 benefícios que concede o colchão de viscoelástica

Felizmente, hoje em dia podemos escolher entre diferentes modelos de colchão sobre os quais descansar. Molas, látex, viscoelástica…. Concentrando-nos nestes últimos, vemos que se diferenciam dos restantes, na capacidade que têm para se adaptarem à silhueta do dormente.

1. A espuma viscoelástica ajusta-se ao nosso corpo

Como se fosse uma resposta à pressão que exercemos (e ao calor que emitimos), os colchões fabricados com espuma viscoelástica moldam-se ao nosso corpo. Isto permite que toda a sua superfície saiba como distribuir de maneira uniforme o nosso peso corporal quando nos deitamos. Pelo contrário, ao levantarmo-nos, o colchão recupera pouco a pouco a sua forma original. Assim eficaz é o material viscoelástico que desenvolveu a NASA em meados dos anos 60.

2. Estes colchões garantem-nos um descanso que controla muito bem a temperatura corporal

Os colchões compostos com espuma viscoelástica contêm um componente excecionalmente sensível às mudanças de temperatura. Uma situação que já sabemos que influencia bastante o nosso descanso. Por isso, esta composição ajuda a que o colchão aprenda a equilibrar o calor e o peso do nosso corpo. Ou seja, se a nossa temperatura começa a aumentar durante a noite, este tipo de colchão torna-se mais suave.

3. A viscoelástica ajuda-nos a aliviar as dores pelas noites

Uma das principais virtudes de que dispõe este tipo de colchões, está relacionada com os grandes benefícios que concede à nossa própria saúde. Como se tivéssemos um fisioterapeuta pessoal e diário, dormir num colchão de viscoelástica alivia as nossas dores corporais, e incluso ajuda a recuperar de certas lesões. Graças à capacidade que emana do material visco, a pressão dos pontos de dor vai sendo eliminada. Isto sucede porque as diferentes zonas de dor têm uma temperatura ligeiramente mais alta que o resto do corpo. A espuma viscoelástica deteta estas diferenças de temperatura, moldando-se e ajustando-se às nossas necessidades.

4. São colchões muito válidos para dormentes que sofrem de alergias

Como já temos comentado em outras ocasiões, os colchões são os habitats preferidos para certo tipo de elementos nocivos, como ácaros, humidade, mofo ou bactérias. Estes milhares ou milhões de seres que habitam na nossa cama, são os responsáveis de que não só descansemos mal, mas também que soframos com alergias. Felizmente, os colchões de espuma viscoelástica estão fabricados com material de poliuretano, uma espécie de fibras, que evitam que os ácaros do pó proliferem no interior do colchão. Definitivamente, os colchões de viscoelástico erguem-se como um modelo perfeito para pessoas alérgicas.

5. São mais adaptáveis, versáteis e resistentes

Outro dos benefícios principais que concedem os colchões viscoelásticos é a sua versatilidade. Ou seja, não só é um material que consegue adaptar-se à forma do corpo, mas que também sabe reduzir pressões em músculos e articulações, melhora a circulação do sangue, e é uma grande opção para dormir acompanhado. Esta independência de leitos ajuda a que o dormente que se mova muito durante a noite, não dificulte o sono da sua cara-metade.