Colchões artesanais: a arte do descanso

Mar 15, 2021 | INFORMAMOS-TE

Está a acontecer com os produtos tecnológicos. De repente, e no ponto em que os avanços alcançaram um aspecto tão fotorrealista que se confunde com o cinema, os utilizadores estão a voltar às origens. Por isso, os produtos vintage voltaram a estar na moda. Neste esforço de recuperação do mais puro, no mundo do descanso, os colchões feitos à mão adquiriram um papel mais do que merecido. Diremos os motivos desse boom e, principalmente, como são fabricados e com que qualidades.

As vantagens do colchão artesanal

 A meio caminho entre a satisfação de quem opta pelo puro, o tradicional, a economia local e o gosto pelo detalhe e quem o escolhe pelas suas qualidades, os colchões artesanais vivem um boom do qual dificilmente vão sair. O artesanato, a arte de fazer produtos com as próprias mãos e de forma tradicional, fez com que um setor tão evoluído como o do descanso encontrasse outro caminho igualmente válido.

 Sem necessidade de voltar às origens mais antigas do colchão quando no Neolítico se utilizavam versões rudimentares construídas com folhas e forradas com peles de animais, os colchões artesanais englobam a qualidade do fabrico à mão com as vantagens das matérias-primas atuais.

Esta soma de fatores acaba por se bifurcar num produto ultra elaborado. De forma minuciosa e detalhada. Com mimo. Uma gestação personalizada e personificada que se relaciona perfeitamente com o espírito da Maxcolchon. Talvez por isso, desde a nossa marca abraçamos fortemente esta linha de produtos. Uma tendência que faz com que os clientes se apaixonem e que satisfaça os seus criadores.

Porque além do mimo, da minúcia e da elaboração do seu processo, outra das vantagens reside nas suas próprias matérias-primas: algodão, seda, látex natural…

 Mas, como se fabrica um colchão artesanal? A que ponto é elaborado o seu processo?

Como já comentamos, a elaboração meticulosa e com a máxima atenção aos detalhes são conceitos associados ao artesanal. No caso dos colchões da Maxcolchon, este artesanato reúne uma série de qualidades. Por outro lado, os nossos modelos feitos à mão são fabricados por expertos e especialistas na área. Por outro lado, são fabricados com materiais naturais como algodão, seda ou fibras naturais. Além disso, para a sua montagem não utilizamos cola para unir as diferentes camadas. É feito à mão, um a um. O resultado são colchões artesanais de qualidade premium. Feitos com cuidado e responsabilidade.

Se tomarmos atenção ao detalhe da elaboração dos colchões feitos à mão, descobrimos que pode variar dependendo do tipo de modelo. Nesta preparação meticulosa e personalizada, o cliente tem muito a ver com o processo. O motivo? Dependendo do modelo, as camadas que constituem o núcleo variam.

Por outro lado, é importante comentar que a diferença entre os colchões industriais e os artesanais está nas referidas camadas. No caso dos artesanais, as camadas que os compõem são fabricadas com produtos naturais e diferentes. Uma combinação que proporciona um sono mais esponjoso e suave.

A elaboração do fabrico dos colchões feitos à mão encontra outro ponto vital na união de suas diferentes camadas. Para isso, não precisamos de nenhum tipo de cola, o colchão é prensado com o auxílio de duas madeiras. Depois a união é feita através de um punção e um fio para poder colocar o que são os botões. Isso é o que faz com que todas as camadas sejam fixadas. De forma manual e detalhada.