Coisas que ajudam a dormir: mitos e verdades

Jan 9, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Há muitos mitos e verdades sobre coisas que o ajudam a dormir pacificamente, adormecendo no mais curto espaço de tempo possível. Nosso objetivo será analisar cada uma das alternativas mais populares, afirmando ou negando o efeito que elas podem causar em nosso sono, já que é essencial que aprendamos a descansar bem para desfrutar de uma boa qualidade de vida.

Sonhar acordado, uma das coisas que ajuda a dormir melhor

Vamos começar com uma das ajudas do sono que pode parecer um cliché para você, mas que na verdade funciona mais do que podemos pensar. O objetivo aqui é aprender a sonhar antes de começar a dormir. Estamos a referir-nos precisamente ao que pensamos quando começamos a adormecer.

É comum que cometamos o erro de começar a pensar nas tarefas que ainda não terminamos, como vamos chegar ao final do mês, o que fazer para resolver esse problema que tanto nos incomoda… Mas tudo isso, a única coisa que faz é dificultar o adormecimento, e também fará com que o nosso descanso não seja tão bom quanto deveria ser. Por essa razão, o melhor é pensar em coisas bonitas. Em suma, algo que nos permite desenvolver uma pequena história connosco mesmos como protagonistas, e antes do anoitecer, verás como adormeceste.

Um bom banho antes de dormir

Um duche quente é a melhor forma de abrandar o metabolismo, por isso vai ajudar-nos a dormir.

Mãos e pés sempre quentes

Isto nos ajudará a dormir muito melhor graças à dilatação dos vasos sanguíneos, o que faz com que o calor aumente nas extremidades e diminua no tronco, o que favorecerá o descanso.

 

A água fria reduz o stress e minimiza o consumo de oxigénio

Se você não consegue dormir devido ao stress, ansiedade e nervos, o impacto da água fria no seu corpo ajudará a reduzi-los, pois nosso corpo reage com uma redução imediata da pressão arterial, do ritmo cardíaco e do consumo de oxigênio.

Isto porque é um sistema que usamos para garantir a nossa estabilidade e sobrevivência na água.

Faça algum exercício físico antes de ir para a cama

Fazer algum exercício e depois tomar um duche será uma óptima forma de encorajar o sono e reduzir a ansiedade e o stress. Lembre-se de tomar banho com água morna para aumentar o relaxamento.

A música pode ser uma boa aliada

Mas certifique-se de que é música clássica; ideal se você tem um ritmo de 60 ou similar. Vamos começar a ouvi-lo uma hora antes de irmos dormir.

 Leia antes de ir dormir

Este é um truque que funciona para a maioria das pessoas, mas também não é infalível. Há momentos em que nos ajuda a adormecer, enquanto outros momentos, se o livro for muito interessante, pode acabar nos empurrando para atrasar o sono mais do que deveria. Assim, assim que começares a notar que estás a adormecer, tens de parar e ler novamente amanhã.

Relaxar-se antes de ir para a cama, outra coisa que ajuda a dormir

Existem diferentes técnicas para relaxar, mas a 4-7-8 é uma das mais recomendadas. Inspiramos durante quatro segundos, seguramos durante sete segundos e expiramos durante oito segundos. Lembre-se que tem de ser respiração diafragmática.

Dormir melhor em temperaturas mais baixas

Ter o quarto a uma temperatura entre 15 ºC e 19 ºC ajuda a adormecer.

Se não adormecer, talvez ajude levantar-se e fazer alguma atividade

No caso da nossa insónia ser habitual e frequente, devemos evitar ficar na cama com os olhos como pratos. Vamos nos levantar e fazer qualquer coisa por alguns minutos, e depois tentar novamente. O objectivo disto é evitar associar a cama a algo que não seja dormir.

Todas estas acções estão ligadas ao uso de um colchão confortável adaptado a si. Se você levar isso em conta, eles lhe permitirão não só descansar, mas também fazer com que seu corpo se recupere efetivamente, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.