Cinco conselhos para dormir a sesta com o seu bebé com total tranquilidade

Set 22, 2019 | CONSELHOS, CRIANÇAS, DESCANSO

Dormir a sesta com o nosso bebé proporciona uma sensação irrepetível tanto aos pais como às crianças, mas é essencial praticá-la com segurança para o seu bebé. Siga os nossos conselhos para usufruir de todos os benefícios desta prática sem qualquer risco.

O colecho (dormir com os pais e o bebé na mesma cama) permite fortalecer os laços paternais e filiais, favorecer a amamentação e facilitar o adormecimento do bebé. No entanto, quando não é feito correctamente, pode causar todo o tipo de problemas à criança.

5 Conselhos para dormir com o seu bebé de forma segura

Não se pode dormir a sesta com todos os bebés

As crianças com menos de 3 meses de idade não devem dormir a sesta com os pais devido ao seu tamanho especialmente pequeno. A mesma razão desencoraja este tipo de prática no caso de crianças prematuras ou com baixo peso.

Nesses casos, é ideal que o pequeno durma em um berço ao lado da cama dos seus pais e, somente quando tiver atingido volume suficiente, será hora de começar a praticar a cama.

Assim é como os pais se devem preparar para dormir a sesta com o seu bebé

Ambos os pais devem estar de acordo com praticar dormir a sesta com o bebé e assumir a responsabilidade de a tornar segura para o bebé.

É imperativo que nada reduza a sua vigilância para que se torne perigoso para o seu filho. Não o faça se estiver extremamente cansado ou sob a influência de álcool, drogas ou medicamentos. 

Pessoas com certos problemas de saúde (como fumadores ou obesos mórbidos) devem abster-se de dormir a sesta com o seu bebé.

Os pais devem evitar qualquer coisa que possa estrangular o bebé (cabelo comprido, camisas de noite, colares…).

Preparando o bebé para a sesta

Nunca deixe o bebé sozinho na cama, pois ele pode cair. A posição certa para enfrentar dormir a sesta com ele de forma segura é que durma de barriga para cima, com a cabeça virada para um lado e sempre num colchão firme (sem superfícies fofas como almofadas ou almofadas). 

Uma sesta segura deve incluir um máximo de 3 pessoas: pais e bebé. Adicionar outras crianças ou animais de estimação à sua cama aumenta o risco de asfixiar ou esmagar o recém-nascido, pelo que quanto menos melhor.

O bebé deve usar roupas leves para dormir, o excesso de roupa é contraproducente, pois o calor humano gerado pela roupa de cama é suficiente para remover o frio. Você também não deve cobrir a cabeça do seu filho, pois isso pode impedi-lo de respirar.

O quarto ideal para dormir a sesta com o seu bebé

Eliminem os obstáculos e as fendas em que o bebé pode ficar preso. Evite também colar a cama à parede, pois o colchão pode deslocar-se, prendendo a criança no buraco resultante.

O quarto deve ficar fresco (cerca de 19 graus no máximo), bem ventilada e livre de perfumes ou ambientadores.

Não utilize roupa de cama volumosa (edredões, cobertores grossos, etc.) ou qualquer complemento que possa cobrir o rosto do recém-nascido (animal de peluche, almofada, almofada…). Mais uma vez: quanto mais simples for, mais segura será a roupa de cama para o seu bebé.

A sesta perfeita

Você só tem que dormir a sesta com o seu bebé num colchão: sem sofás nem poltronas. Apenas superfícies firmes e sem fissuras são seguras para o bebé.

O colchão ideal para a cama deve ser firme e largo (pelo menos 1,35 cm de largura). Quanto mais firme for, melhor (e quanto mais suave for, pior, e é por isso que os colchões de água são altamente desaconselháveis).

O ideal para uma cama segura seria colocar o colchão no chão, a fim de evitar quedas, embora as barreiras laterais também possam ser usadas. Além disso, a utilização de roupa de cama leve e a remoção da almofada ajudarão a reforçar a segurança do recém-nascido.

Por todas estas razões, recomendamos qualquer um destes colchões para desfrutar ao máximo de uma cama segura para o seu bebé:    

  • Colchão Sensity: máxima firmeza e conforto total.
  • Colchão Luxury: perfecto para absorber os impactos do movimiento graças à sua firmeza media-alta.
  • Colchão Naturfresh: a sua alta respirabilidade tornam-no ideal para dormir a sesta com o seu bebé em ambientes de calor.

São colchões para dormir a sesta com o seu bebé, pois oferecem todas as características básicas para o fazer de forma segura e benéfica para todos.