Chaves para dormir bem fora de casa nas férias

Ago 6, 2021 | CONSELHOS, DESCANSO | 0 comments

As tão esperadas férias estão ao virar da esquina. A vontade de passar bons momentos, e desconectar da rotina, sem estar pendentes do relógio, é algo que todos necessitamos, quando temos uns dias de descanso pela frente. O simples feito de não ter que madrugar permite-nos repor as forças necessárias, para regressar a casa com as baterias bem carregadas.

O problema é que durante as férias dormimos fora do nosso ambiente natural. Quer seja num hotel, num apartamento de aluguer, ou em casa de amigos ou familiares, pode ocorrer que tenhamos dificuldades para adormecer como habitualmente o fazemos no resto do ano. A mudança de cama costuma alterar o nosso descanso porque, queiramos ou não, “os humanos são animais de hábitos”.

A sensação que nos transmite a nossa cama pode chegar a ser imprescindível para obter um descanso reparador. Assim, para muita gente é um problema dormir num colchão diferente do que geralmente utiliza todas as noites.

Chaves para dormir bem fora de casa nas férias

As férias provocam uma mudança total na nossa rotina diária, e isso pode influir na hora de adormecer. Se é esse o caso, pode deitar uma vista de olhos às ideias que lhe oferecemos, para que dormir fora de casa não seja um contratempo, para que possa desfrutar do seu tempo livre.

Manter o mesmo ritual

Normalmente, na hora de nos deitarmos, seguimos um ritual. Cada um de nós tem as suas manias e costumes. Por isso, quando estamos de férias, é aconselhável manter essas rotinas, na medida do possível.

Por exemplo, tanto se gosta de ler um pouco antes de dormir, como se o relaxa tomar uma infusão, é importante continuar a fazer isso mesmo. Para nos sentirmos como em casa, também é aconselhável levarmos o nosso pijama favorito, ou incluso a almofada que normalmente utilizamos para dormir. Ainda que pareça algo sem importância, também nos pode influenciar positivamente.

Mudar de almofada costuma ser um dos problemas mais habituais, quando dormimos numa cama diferente. O tipo de almofada é uma escolha muito pessoal, pois da mesma forma que acontece com os colchões, pode agradar-nos que seja firme ou, pelo contrário, mais suave e fofa.  Se tem essa oportunidade, é boa ideia levá-la consigo, e evitar dessa maneira os problemas que carrega dormir com uma distinta, que não seja do seu agrado.

Deitar-se relaxado

Já se sabe que, durante as férias, a nossa atividade diária varia consideravelmente. As excursões, passar o dia fora de casa, e as reuniões sociais, alteram os nossos hábitos, modificando dessa maneira o ritmo a que estamos acostumados.

Por isso, é boa ideia praticar algum tipo de exercício físico, que nos possa trazer o relaxamento necessário para que, ao deitar, nos encontremos sossegados e tranquilos. Uma das ideias mais cómodas e simples é optar pelos passeios ao ar livre. Quer seja pelo campo ou pela praia, é uma forma de exercitar o nosso corpo, e aumentar dessa maneira a produção de serotonina, que é a hormona que regula os ciclos do sono.

Também se aconselha evitar dormir durante o trajeto da viagem. É melhor que, quando cheguemos ao nosso destino, estejamos suficientemente cansados para cair redondos na cama e no sono. Dessa forma, o nosso primeiro contacto com a cama que nos espera pode chegar a ser bastante satisfatória.

Alimentar-se de forma saudável

Durante as férias temos por hábito cometer algum excesso com a nossa alimentação. Por um lado, descuidamos os nossos horários e, por outro, escapamos mais frequentemente da dieta saudável que tentamos manter o resto do ano.

Um dos problemas habituais para dormir adequadamente acontece quando exageramos com as gorduras e os picantes. O refluxo gástrico pode ser um dos problemas que pode aparecer, se deixamos de fazer uma alimentação equilibrada.

Por esse motivo, é conveniente tentar compensar os abusos que costumamos cometer durante as férias. Assim, no caso de que façamos uma refeição abundante ao almoço, é importante tomar algo leve para jantar. Da mesma forma, se pecamos mais ao meio-dia, será melhor incluir alimentos saudáveis pela noite.

Em qualquer caso, se é daquele tipo de pessoas que lhes custa adormecer e dormir quando está fora de casa, pense que é uma moléstia que apenas dura nos primeiros dias. A desfrutar de umas merecidas férias!