Causas do sonambulismo em adultos

Abr 2, 2020 | INFORMAMOS-TE

O sonambulismo é um distúrbio do sono que se origina durante o sono profundo e geralmente envolve a pessoa que sofre com ele realizando alguma atividade. O mais comum é que, ao sofrer de sonambulismo, a pessoa passeie sonâmbula. Podem também sentar-se na cama, ou levantar-se e olhar em volta.

Esta é uma desordem mais comum em crianças do que em adultos. Em particular, é mais comum entre as crianças entre os três e os sete anos de idade. Também é mais provável que ocorra em crianças que têm apneia obstrutiva do sono, assim como em crianças que molham a cama.

No entanto, este distúrbio do sono também pode ocorrer em adultos. A prevalência de sonambulismo na população em geral é estimada entre 1% e 15% da população. Ainda assim, o início ou persistência do sonambulismo em adultos é comum e normalmente não está associado a quaisquer problemas psiquiátricos ou psicológicos. A falta de sono, uso de sedativos (incluindo álcool), outros medicamentos e doenças febris, particularmente em crianças, podem precipitar o sonambulismo.

Causas do sonambulismo

O ciclo normal do sono inclui várias fases: desde a sonolência leve até ao sono profundo. Quando dormimos, primeiro passamos por uma fase do sono chamada não-REM (sono inquieto) e depois passamos por uma fase chamada sono REM. O sonambulismo parece ocorrer mais frequentemente durante esta primeira fase não-REM, nas primeiras horas da noite.

Parece que o sonambulismo pode ser hereditário. Contudo, também é evidente que outros factores estão envolvidos no desenvolvimento desta desordem. Fadiga, ansiedade ou falta de sono são alguns dos factores associados ao sonambulismo.

Sintomas de sonambulismo

O sonambulismo muitas vezes faz as pessoas que sofrem de um episódio parecerem acordadas durante o mesmo, embora a realidade seja que elas permanecem adormecidas. Eles podem levantar-se e andar por aí ou mesmo fazer actividades complexas como mover móveis, ir à casa de banho, vestir-se e despir-se.

O episódio pode ser muito breve (alguns segundos ou minutos) ou pode durar até 30 minutos. A maioria dos episódios dura menos de 10 minutos, e se não acordados, os sonâmbulos podem voltar a dormir. Também podem adormecer num local diferente ou mesmo invulgar..

Pautas a seguir

O sonambulismo não tem tratamento específico. No entanto, pode ser importante realizar algumas medidas:

  • A pessoa que sofre de sonambulismo não deve consumir álcool ou antidepressivos.
  • Além disso, você deve evitar a privação do sono, bem como insônia, o que pode desencadear o sonambulismo.
  • Estabelecer uma rotina de sono para um descanso ideal
  • Criar um ambiente de sono confortável
  • Evite ao máximo o stress (pois também pode piorar o sonambulismo)
  • Acorde a pessoa se ela estiver em perigo de ser ferida durante o episódio de sonambulismo.

Em resumo, o sonambulismo é uma condição que, embora mais comum em crianças, também pode ser vista em adultos. Parece que pode ser genético, mas também pode estar ligado ao consumo de álcool ou de certas substâncias, pelo que se recomenda manter uma vida saudável e evitar ao máximo os maus hábitos.