Causas da dor intensa no braço esquerdo durante o descanso

Ago 28, 2020 | CONSELHOS, DESCANSO, PROBLEMAS FÍSICOS, SAÚDE

É uma daquelas pessoas que acorda repentinamente porque sente uma dor severa no ombro ou no braço esquerdo? Está a descansar tranquilamente e, ao notar esta dor, a sua paz de espírito é interrompida e o seu descanso é condicionado. Às vezes, desaparece de repente. Outras, persiste por algumas horas, mesmo que seja de maneira suave.

Não se preocupe, não é só a si que isto se sucede, é uma condição comum que algumas pessoas podem chegar a confundir com os primeiros sintomas de um ataque cardíaco. Mas está muito longe da realidade.

A que se deve essa dor forte no braço esquerdo?

A primeira coisa a saber sobre esta dor grave no braço, é quando se pode suspeitar de um ataque cardíaco. Como a dor no braço esquerdo também ocorre nesta condição, pode achar útil conhecer os outros sintomas que podem acompanhar um ataque cardíaco. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor no peito.
  • Tonturas,
  • Transpiração.
  • Palidez.
  • Desconforto
  • Dificuldades respiratórias.

Se notar este tipo de sintomas juntamente com a dor no braço esquerdo, é melhor ir às urgências, ou chamar uma ambulância, segundo o caso. No entanto, se não notar este tipo de sintomas juntamente com a dor no braço esquerdo, então trata-se de uma dor muscular que pode ter várias causas.

Causas da dor no braço esquerdo ao dormir

Uma má posição ao dormir

A má postura ao dormir é uma das principais razões pelas quais os seus ombros e braços podem doer após o descanso. Existem várias posições típicas em que adormecemos, mas a verdade é que algumas são mais adequadas do que outras.

Por exemplo, a posição menos recomendada para adormecer é de barriga para baixo. Isto pode ser prejudicial para as nossas costas e gerar aquela má postura que provoca dor no braço esquerdo.

Má postura no trabalho

Durante o dia, mesmo inconscientemente, realizamos más posturas, especialmente quando nos sentamos. Embora esta má postura não afete diretamente o braço esquerdo, pode resultar em dores indiretas no mesmo.

Dor muscular devido a uma lesão

Especialmente se é uma pessoa que pratica desporto assiduamente, há uma possibilidade de que a dor no braço esquerdo seja causada por uma pequena lesão.

A causa mais comum da dor no braço esquerdo: um colchão em mau estado

Embora existam várias causas para esta dor, é fundamental que se certifique de usar um bom colchão se pretende evitar este tipo de dores musculares. A verdade é que um colchão com mais de 10 anos é uma das causas mais comuns de dor nas costas e desconforto muscular, como a dor no braço esquerdo.

Podemos não nos aperceber, dado que estamos a dormir, mas um colchão em mau estado, seja por ser antigo, deformado ou desgastado, pode fazer-nos dar muitas voltas na cama. Como resultado, podem surgir dores como a do braço esquerdo que nos deixa desconfortáveis durante horas.

É por isso que, quando se levanta com dores musculares como uma dor grave no braço esquerdo, é melhor verificar se o colchão precisa de uma mudança. Pode não ser demasiado velho: por vezes, acontece que o nosso corpo não se adapta adequadamente a um colchão que não nos oferece certos desempenhos.

Um colchão que diminui os pontos de pressão

Se o nosso colchão é velho, gasto ou não nos oferece o desempenho que deveria, perante dores musculares repentinas, devemos considerar a sua mudança. Em particular, se sofremos de algum tipo de dor causada por um colchão velho ou ultrapassado, o melhor é procurar um que nos ofereça a diminuição dos nossos pontos de pressão durante o descanso.

Um material que nos oferece este alívio é o viscoelástico. Os colchões viscoelásticos são especialmente recomendados para aquelas pessoas que sofrem de dores musculares, graças ao alívio nos pontos de pressão dos nossos músculos.

Este alívio de pressão beneficiará especificamente aquelas pessoas que dormem de lado e despertam com fortes dores no braço esquerdo. Se é uma delas, o que espera para melhorar o seu descanso?