Benefícios de fazer amor antes e depois de dormir

Jul 13, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

Embora a idade, a condição física e o contexto de cada indivíduo façam com que o tempo que preferimos para fazer sexo varie, existem vários estudos que demonstram os grandes benefícios de fazer amor antes e depois de dormir.

Estamos cientes de que temos de estabelecer algumas rotinas antes de irmos para a cama para descansar adequadamente. É importante ter um horário constante e uma sala bem ventilada. Ajuda-nos a fazer exercício regularmente, beber muita água e fazer jantares leves e fáceis de digerir. Devemos também evitar bebidas energéticas e ir para a cama durante o dia. Mas não prestamos atenção à forma como afectam as nossas actividades como casal.

Naturalmente, os vários efeitos positivos que o sexo tem sobre o nosso corpo e mente são bem conhecidos. Não só melhora a nossa auto-estima e a nossa relação com o nosso parceiro, como também produz grandes benefícios no nosso organismo e no nosso estado físico.

É sabido que reduz os problemas de incontinência, ajuda a prevenir o cancro da próstata e fortalece o pavimento pélvico. Além disso, graças às hormonas libertadas durante o ato, eliminamos o estresse e a ansiedade. Também aliviamos a dor, graças ao efeito analgésico de alguns deles.

Menos conhecido é que melhora o nosso sistema imunitário e até mesmo a nossa pele. Embora poucas pessoas parem para pensar sobre isso, o sexo pode ajudar-nos a perder peso, pois eles queimam uma média de cem calorias para cada meia hora de atividade sexual. Mas seus efeitos também variam dependendo da hora do dia escolhida para praticá-la.

Além dos bem conhecidos reforços, o amor dá um contributo inestimável para melhorar a nossa saúde

Fazer amor antes de dormir vai ajudar-nos a descansar melhor. O corpo gera endorfinas, que têm propriedades sedativas e analgésicas, e após o orgasmo os neurotransmissores vão descansar. Isto desencadeia uma função de regulação do sono, criando um efeito de sono.

Embora a mulher tenda a ficar excitada mais tempo, isso só fará com que o efeito demore um pouco mais para aparecer. Antes e depois do orgasmo, várias hormonas são libertadas, incluindo ocitocina e vasopressina. Ambos neutralizam o efeito de outra hormona, o cortisol, que acumulamos durante o dia por causa do stress e nos deixa cansados. Isto favorece o nosso descanso e mantém-nos afastados da depressão.

Dormir melhor também nos ajudará a evitar círculos escuros desagradáveis. Duas outras hormonas produzidas durante o sexo são a serotonina e a noradrenalina. O primeiro facilita o sono não-REM e o segundo REM. A interação entre os dois regula o ciclo do sono.

Benefícios de começar o dia com alegria

Se, por outro lado, optarmos por fazer amor depois de dormir, também obteremos múltiplos benefícios. Para começar, a prática sexual melhora a circulação sanguínea. Isto ajuda-nos a acordar mais rapidamente e a sentirmo-nos totalmente activos mais cedo. Além disso, reduz a pressão arterial aumentando a irrigação, o que ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco.

O sexo recentemente elevado protege a mulher da endometriose, que é a aparência e crescimento do tecido endometrial fora do útero. Os homens produzem mais testosterona pela manhã, fortalecendo os ossos e prevenindo a osteoporose.

A produção de oxitocina também desempenha um papel no sexo matinal, pois nos ajuda a começar o dia mais felizes e com um sorriso. E, claro, é um grande exercício aeróbico, por isso melhora o apetite e torna mais fácil tomar um bom pequeno-almoço. É evidente que, nós escolhemos a hora que escolhemos, fazer amor com nosso parceiro nos trará múltiplos benefícios e definitivamente nos fará mais felizes.