Benefícios de beijar os nossos filhos antes de dormir

Mai 21, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

As relações dos pais com os filhos são um vínculo que perdura ao longo dos anos. Desde os primeiros meses de vida, os filhos estabelecem as primeiras relações sociais com os membros do ambiente familiar. Entre todos eles, geralmente o vínculo principal e mais persistente é o que se estabelece entre a mãe e o filho.

Esse tipo de relação afetiva é essencial para o desenvolvimento físico e mental dos bebés. Os laços afetivos que se originam na infância influenciam o desenvolvimento da personalidade e do comportamento. Por isso, os pequenos precisam de se sentir protegidos e amados para fortalecer a sua atitude positiva perante a vida.

Os beijos e os abraços são uma parte inata dos relacionamentos entre pais e filhos. Assim, um dos costumes usuais é beijá-los antes de dormir. Quer saber os benefícios que lhes proporciona?

Benefícios de beijar os nossos filhos antes de dormir

Os beijos e os abraços são gestos naturais e universais muito importantes para o desenvolvimento dos nossos filhos. Embora pareça ser uma reação exclusiva dos humanos, muitos animais têm o mesmo instinto com as suas crias.

Além disso, é um ato espontâneo que também nos beneficia a nós mesmos. Torna-se num mecanismo de comunicação não verbal para lhes mostrar como eles são importantes na nossa vida.

Facilitam a que durmam melhor

Para as crianças pequenas, um simples beijo acompanhado de carícias tranquiliza-os em qualquer situação. Por exemplo, nos casos de sofrer de medo noturno ou pesadelos, essa proteção ajuda-os a acalmar essa ansiedade.

Sentir-se amado proporciona-lhes um estado de serenidade muito necessário à hora de dormir. Tal como acontece com os adultos, é conveniente que a atitude em relação ao sono seja relaxada, de modo a proporcionar-lhes os benefícios de um bom descanso. Nestes casos, beijar os nossos filhos antes de dormir faz com que seja mais fácil para eles dormirem tranquilamente.

Fortalece as relações paternais

A ligação dos filhos com os seus pais durante a infância aumenta o vínculo afetivo entre eles. Uma das consequências mais importantes dessa atitude é que, durante o seu crescimento, a autoestima aumentará progressivamente.

Dar-lhes carinho e bem-estar nesta fase da vida na qual se sentem indefesos é importante para aumentar sua autoconfiança. Desta forma, ao tornarem-se adultos, têm maior probabilidade de repetir esses comportamentos com os seus próprios filhos, podendo expressar os seus sentimentos com total naturalidade.

Têm efeito calmante

Os beijos têm um efeito calmante contra pequenos problemas, como cólicas infantis e dores de dentes. O contato físico e a proximidade é uma espécie de refúgio no qual os menores da casa se sentem seguros.

Também ajudam a libertar a tensão e reduzir a ansiedade e o stress. Isto deve-se a que os níveis de cortisol reduzem quando há contato físico com outra pessoa. Por isso, estudos científicos garantem que os beijos podem ajudar a melhorar o sistema imunitário.

Fornecem segurança e proteção

Os abraços e carícias antes de dormir ajudam a mitigar as emoções negativas. No seu correto desenvolvimento emocional, é importante que as crianças aprendam gradualmente a gerir os seus sentimentos.

Para isso, é conveniente que recebam provas de amor e carinho da nossa parte para que se sintam protegidos. Com o tempo, eles aumentam a sua força face à inexperiência e ao desconhecimento de muitos aspectos da vida.

Estabelecem uma rotina

As rotinas para as crianças são uma forma de as ensinar a organizar o seu tempo. Ao contrário dos adultos, eles desconhecem os horários e atividades a serem realizadas em cada momento. Portanto, os beijos quando se deitam podem ser um indicador de que a hora de dormir chegou.

É uma boa ideia começar com um ritual que funcione para as necessidades de cada criança. Seja qual for o escolhido, terminar com um beijo de boa noite vai lhe dar a tranquilidade para descansar até à manhã seguinte.

Não renuncie aos gestos de afeto: à medida que cresçam, podem tornar-se mais evasivos. Ajude-os a ter bons sonhos com um beijo!