As propriedades dos frutos secos que são benéficas para o descanso

Jul 15, 2022 | CONSELHOS | 0 comments

A dieta e o descanso são complexos, e não existe algo mágico que nos permita fazer corretamente nenhuma das duas. No entanto, existem, sim, alguns alimentos e bebidas que podem fazer com que seja mais fácil dormir bem pela noite. 

Sendo assim, parece que existem certos alimentos que poderiam ser uma ajuda para dormir melhor. Por isso, aqui temos reunidas algumas propriedades dos frutos secos que podem ser benéficas para o descanso. Dê uma olhada, caso necessite de uma ajuda para dormir.

A alimentação que o ajuda a dormir

Investigadores, incluindo nutricionistas e especialistas em sono, realizaram diferentes tipos de estudos para tratar de descobrir os melhores alimentos para dormir. Ainda que esta investigação proporcione informação que poderá ser útil, a verdade é que não é conclusiva. 

Em geral, há uma falta de evidência sobre os alimentos específicos que são recomendáveis para dormir, tal como explica a Sleep Foundation. Ainda assim, parece que poderiam existir indícios de que determinados alimentos podem causar-nos sono ou promover o descanso. 

Em qualquer caso, as escolhas no que diz respeito à nossa dieta podem afetar-nos mais além da nossa energia e do nosso descanso: podem desempenhar um papel importante na nossa saúde cardiovascular, nos nossos níveis de açúcar no sangue, ou no nosso peso, entre outras coisas. É por isso que é tão importante consultar com um nutricionista ou com um médico antes de fazer mudanças significativas na nossa dieta. Deste modo poderemos garantir que teremos, não só um bom descanso, mas também que conseguiremos manter uma boa saúde em geral!

Propriedades dos frutos secos que são benéficas para o descanso

Os frutos secos, como as amêndoas, as nozes, os pistácios e os anacardos poderiam ser considerados como bons alimentos para dormir. 

Ainda que as quantidades exatas possam variar, as nozes contêm melatonina e minerais essenciais, como o magnésio e o zinco, que são fundamentais para uma grande variedade de processos corporais.

Com um ensaio clínico publicado em 2011 descobriu-se que uma combinação de melatonina, zinco e magnésio ajudou os adultos mais idosos que sofriam de insónias a dormirem melhor.

Outros alimentos que podem ser de ajuda

Além dos frutos secos, existem outros alimentos que se considera que poderiam ter alguns benefícios na nossa dieta. Estes são alguns deles:

Kiwi

Os kiwis possuem muitas vitaminas e minerais, sobretudo vitaminas C e E, assim como ácido fólico e potássio. Algumas investigações concluíram que comer kiwi pode ser uma grande ajuda para melhorar o sono. Acredita-se que isto poderia ser devido às suas propriedades antioxidantes, ou à sua elevada concentração em serotonina. 

Peixes ricos em gorduras boas

Os investigadores acreditam que os peixes gordos podem ajudar a dormir, ao proporcionarem uma dose saudável de vitamina D e ácidos gordos ómega 3, que estão envolvidos na regulação da serotonina no corpo.

Arroz

Parece que comer alimentos como o arroz, com um índice glicémico alto, cerca de quatro horas antes de se deitar, pode ser uma ajuda para conseguir adormecer melhor. 

Leite

O leite contém melatonina, e alguns produtos lácteos também estão enriquecidos com melatonina. Quando se ordenha as vacas pelas noites, o seu leite possui mais melatonina, e este leite pode ser mais útil para o nosso descanso.  

Recomendações na sua dieta para dormir melhor

Em qualquer caso, o melhor é que mantenha uma dieta equilibrada. Assim o recomendam os nutricionistas: a sua dieta deveria ser equilibrada e consistente, composta maioritariamente por verduras e frutas. 

Com um planeamento adequado, uma dieta deste tipo proporciona fontes estáveis de vitaminas e minerais essenciais, incluindo aqueles que podem promover o sono. Um exemplo deste tipo de dieta é a nossa: a dieta mediterrânea, que se tem visto associada com uma melhora na saúde do coração, assim como com um melhor descanso, tal como se indica numa investigação publicada em 2020

Além de manter uma dieta equilibrada e constante, é recomendável ter em conta alguns conselhos:

  • Moderar o consumo de álcool: este pode alterar os ciclos de sono, mesmo se no princípio lhe dá sono.
  • Limitar o consumo de cafeína, especialmente pelas tardes ou pelas noites, quando os seus efeitos podem interferir com o descanso.
  • Tentar não jantar demasiado tarde, para não estar a fazer a digestão na hora de se deitar, e poder ter assim menor refluxo ácido. Tenha especial cuidado com as comidas picantes e gordurosas nas últimas horas da noite. 

Agora que já sabe quais são as propriedades dos frutos secos que podem ser benéficas para o descanso, assim como outros alimentos que podem ajudar o sono, esperamos que consiga descansar como um bebé! E lembre-se: o melhor será que se consulte com um profissional, caso tenha alguma dúvida