As plantas que pode pôr no seu quarto

Set 8, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

Decorar com plantas é uma das alternativas que nunca passa de moda. Além de darem um aspeto natural à decoração, trazem frescura e bem-estar. Ainda que pareça um detalhe insignificante, ao colocar plantas em qualquer lugar dos nossos lares conseguimos estar em contacto com a natureza.

No caso dos quartos, é conveniente utilizar tipos de plantas que purifiquem o ambiente, e regulem a humidade. Dormir num ambiente fresco é muito mais benéfico para a saúde do nosso organismo. Além disso, é normal que, ainda que ventilemos os nossos dormitórios pelas manhãs, inevitavelmente ao longo do dia podem ir-se acumulando partículas de pó e toxinas no ambiente.

Além do mais, as ondas magnéticas que emitem os aparelhos eletrónicos, como os despertadores, a televisão, ou os computadores, influem no grau de pureza do ar que vamos respirar enquanto dormimos. Por isso, colocar plantas no quarto é sempre uma decisão acertada. ¿Quer saber quais são as mais recomendadas para os quartos?

Plantas que se podem colocar no quarto

Se em geral gosta de plantas, pode decorar o seu quarto com qualquer uma delas. Apenas há que ter em conta o grau de luminosidade do ambiente, e encontrar o lugar adequado, para dar um extra de naturalidade ao ambiente do seu quarto.

Além disso, é importante que conheça os cuidados de que necessita cada uma delas, para mantê-las em ótimas condições. Quer seja por simples decoração, ou se está interessado em algum tipo de planta que providencie algum benefício em concreto, recomendamos-lhe a seguinte seleção:

Jasmim

Apesar do seu aspeto frágil e delicado, o jasmim é uma planta rústica, e ao mesmo tempo, muito resistente. Ainda que habitualmente a vejamos em jardins, ou espaços ao ar livre, vestindo muros e pérgulas, também pode cultivar-se em vasos.

É conveniente que esteja colocada num lugar luminoso e, se possível, exposta ao sol. Ainda que seja uma planta que procede de climas cálidos, sobrevive perfeitamente a temperaturas frias. Por isso, é uma opção ideal, se está à procura de um aroma doce, que o ajude a relaxar.

Aloe Vera

Conhecida como “a planta milagrosa”, a aloé vera é uma planta que, além de purificar o ambiente, é adequada para o cuidado da pele. Esta planta tem a capacidade de absorver o dióxido de carbono, e eliminar as toxinas que se costumam encontrar nos produtos de limpeza que habitualmente usamos nos nossos lares.

Também necessita de um lugar luminoso e soalheiro para manter as suas propriedades purificadoras. A vantagem desta planta é que é fácil de cuidar, já que não requer de uma irrigação demasiado frequente.

Palmeira de areca-bambu

A origem exótica do bambu proporciona um toque decorativo especial ao quarto. Não requer de muitos cuidados, já que simplesmente se conserva submerso em água. Funciona perfeitamente nos ambientes de linhas puras e de inspiração oriental, ajudando a criar uma sensação de relaxe no ambiente.

É um dos detalhes decorativos que se costumam incluir nos quartos de banho, já que não sobrecarregam os espaços, e ao mesmo tempo fornecem simplicidade e elegância. Se gosta dos ambientes que transmitem calma e serenidade, esta é uma das melhores opções para decorar com plantas.

Cacto

Os cactos são uma das alternativas mais utilizadas para decorar o quarto com plantas. Assim, no caso de que não disponha de demasiado tempo para cuidar deles, são muito fáceis de manter. Estão acostumados a viver em zonas áridas, pelo que simplesmente necessitam de irrigação de vez em quando.

Ao ser plantas que não destacam por ter um excessivo peso visual, podem-se utilizar para fazer diferentes tipos de combinações, e criar um espaço fresco e com estilo. Se gosta da ideia, lembre-se da regra de três, ou dos ímpares. Em decoração, as composições ímpares mantêm o equilíbrio, e contribuem com mais dinamismo do que os conjuntos de elementos pares.

Seja qual for a que prefere, decorar com plantas pode trazer uma mudança radical ao aspeto do seu dormitório. Adicionando qualquer das colchas ou capas de edredão do nosso catálogo, não vai necessitar de muito mais para manter uma sensação de frescura e limpeza no seu quarto.