As chaves para começar o dia com alegria

Set 15, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

Dormir é uma das necessidades básicas do ser humano. De fato, como já saberá, uma pessoa normal passa à volta de um terço da sua vida dormindo. Assim, é evidente que o bem ou mal que descansemos, terá uma clara influência no nosso dia a dia.

Tanto assim é que estudos como o publicado na revista Frontiers in Psychology apontam a que um bom descanso prediz a satisfação vital de que desfrutamos. De fato, parece que, quanto melhor descansamos, maior é a nossa satisfação vital.

Assim, tal como um bom descanso nos faz desfrutar mais do nosso dia a dia, não dormir o suficiente pode reduzir a nossa positividade e a nossa alegria. Contamos-lhe mais em seguida.

Dormir pouco pode afetar a nossa alegria e positividade

A falta de sono pode ter um impacto no nosso dia a dia, e fazer com que estejamos mais desajeitados, irritáveis ou cansados. Mas, para além disso, a falta de sono também pode ter um impacto sobre a nossa alegria.

Assim o confirmou uma equipa de investigadores da Universidade de Columbia Britânica. Este grupo de investigação utilizou uma amostra de 1982 adultos, entre os 33 e os 48 anos, sobre os quais levou a cabo uma avaliação sobre a situação dos participantes no estudo e, depois, analisou a duração do seu sono e como, posteriormente, respondiam a situações positivas e negativas, ao dia seguinte.

Concluíram que, aparentemente, a positividade e/ou alegria das pessoas tinha muito que ver com a quantidade de sono de que desfrutavam. Assim, uma pessoa com falta de sono tinha tendência a ter mais problemas para enfrentar os eventos diários.

De fato, segundo os autores, a falta de sono também poderia ter um impacto sobre a perceção dos eventos positivos durante o dia. Aparentemente, quando uma pessoa dorme menos do que deveria, não tem tanto impulso nas emoções positivas que pode sentir como resultado de certos eventos positivos.

Quanto mais dormimos, mais positivos somos

A investigação acaba concluindo que existe uma relação direta entre a quantidade de sono, e a positividade das pessoas, como dizíamos. Assim, quando as pessoas experimentam eventos positivos, serão vividos com mais alegria, quanto melhor durmam.

Assim, o descanso resulta chave para sermos positivos, segundo assinala a equipa de investigadores. E mais: parece que, segundo se pode ver no estudo, o descanso também poderia proteger dos efeitos do stress diário.

Em resumo, parece que um bom descanso poderia proteger a nossa positividade e a nossa alegria, pelo que vale a pena manter uma boa rotina de sono, para conseguir estar alegres durante o dia.

Começar o dia com alegria

Como dizíamos, um bom descanso é chave para começar o dia com alegria. Além de dormir bem, existem algumas dicas que podem ajudar a manter a sua alegria durante o dia. Estas são algumas delas:

Antes de dormir, pense positivo

Durante o dia, são vários os eventos que podem ocorrer que façam com que o nosso estado de ânimo diminua. Porém, também é provável que tenham acontecido outras coisas positivas, nas quais nos podemos focar.

Algo que pode ajudá-lo a despertar-se no dia seguinte com alegria é pensar nas coisas boas que lhe aconteceram durante o dia. Seguramente possa pensar em pelo menos 5 coisas boas que lhe tenham acontecido. Relembrando-as, poderá criar uma boa sensação em si mesmo, e despertar-se ao dia seguinte mais contente.

Um mantra positivo ao despertar

Outra das nossas recomendações para começar o dia com maior alegria é despertar-se pensando num bom mantra. Por exemplo: “hoje vai ser um bom dia”, ou “no dia de hoje esperam-me coisas boas”. Se repete para si mesmo este tipo de frases ao despertar, é mais provável que comece o dia com alegria.

Seja recetiva/o e agradeça

Ao despertar-se, também é recomendável tratar de ser recetiva/o com o que se apresente nesse dia. Ao mesmo tempo, agradecer o que se apresente diante de nós também pode ajudar-nos a enfrentar o dia com maior alegria.

Para isso, pode escrever as coisas pelas quais sinta gratidão: o sol que entra pela janela quando desperta, a roupa de que dispõe, o teto sob o qual vive, ou o amor que o rodeia, podem ser exemplos de coisas pelas quais estar agradecido.

 

São muitas as razões pelas quais deve procurar começar o dia com alegria. Desde logo, desfrutar de um bom descanso ajudará a que isto ocorra. Por isso, esperamos que conte com um bom equipamento de descanso, que possa assegurar que durma bem. Se não é assim, sempre pode conferir todo o nosso catálogo!