Alongamentos antes de adormecer

Nov 5, 2019 | CONSELHOS, DESPORTO, SAÚDE

Quando a noite se aproxima, é quando o corpo começa a sentir o peso de um dia inteiro de trabalho duro, a sensação de pernas cansadas, rigidez do pescoço e aperto nas costas, são alguns dos sintomas mais comuns e desconforto. Esticar antes de ir dormir ajuda-nos a relaxar os músculos, para que descansemos melhor à noite e acordemos com maior bem-estar.

O desconforto muscular não é sofrido apenas pelos adultos; as crianças na escola passam muitas horas sentadas em uma cadeira rígida, e nem sempre mantêm a postura correta, por isso, além de ajudá-los com colchões para promover o crescimento adequado, podemos convidá-los e acompanhá-los durante uma sessão de exercícios de alongamento antes de ir para a cama.

Alongamentos pré-sono

É importante que dedique alguns minutos do seu tempo, antes de ir para a cama, para realizar estes exercícios. Os primeiros dias você pode se sentir desmotivado e apático, mas se você for constante, logo se tornará uma rotina saudável. Comece apenas 5 minutos antes de ir para a cama e aumente progressivamente a quantidade de alongamentos, à medida que se habitua ao ritmo dos exercícios.

Para as crianças, é uma boa ideia transformar o exercício em jogo, por isso serão muito mais receptivas ao alongamento antes de se deitarem.

Alongamento do pescoço

O pescoço é uma zona muito delicada onde se acumulam muitas tensões, pelo que, além de ter uma almofada viscoelástica de qualidade, o alongamento do pescoço irá promover tanto os músculos da zona cervical como os pequenos músculos que ligam o pescoço às costas, expandem-se e relaxam.

Alongamento 1:

Sentado numa cadeira, coloque a mão esquerda na cabeça tentando agarrar a orelha direita. Depois, lentamente, aproxime a orelha direita do ombro e mantenha-se imóvel durante 6 respirações. Faça a mesma ação, mas desta vez com a outra mão e na direção oposta.

Alongamento 2:

Fica direito e vira a cabeça para o ombro esquerdo. Segure por 6 respirações e repita o alongamento para o outro lado.

Alongamento 3:

Alinhe todo o corpo na posição vertical e coloque lentamente o queixo no peito. Segure por 3 respirações. Volte à posição inicial e, em seguida, incline a cabeça para trás. Mantenha a posição durante 3 respirações e repita o processo mais 2 vezes em ambas as direcções.

Alongamentos nas costas

Os alongamentos das costas explicados abaixo são altamente eficazes; você notará seus efeitos benéficos assim que terminar de executá-los.

Alongamento 1:

Ponha-se de joelhos e ponha os pés debaixo dos glúteos. Mantendo as costas direitas, incline-se para a frente lentamente até tocar no chão com a testa. Mova seus braços pouco a pouco para frente, tocando o chão com as mãos, você vai notar uma sensação de aperto nas axilas; não se preocupe, é um sinal de que você está indo bem. Mantenha esta posição durante 6 respirações e repita o processo mais 2 vezes.

Alongamento 2:

Sente-se no chão com as pernas direitas e esticadas à sua frente. Apertando as nádegas no chão, mova o tronco para a frente, tocando na ponta dos dedos dos pés com as pontas dos dedos. Aperte ligeiramente o queixo no peito e tente resistir nesta posição durante 3 a 5 minutos; se não se sentir confortável, pare e tente novamente 15 minutos depois.

Alongamento 3:

Usando um tapete, deite-se de costas em frente à parede, elevando as pernas acima da parede e formando um ângulo reto com o corpo. Estenda os braços de lado, estabelecendo a postura mais confortável para você. Fique nesta posição por pelo menos 5 minutos, sendo 10 minutos o tempo ideal.

Sabemos que o exercício antes de ir para a cama não é algo que lhe agrade, mas os alongamentos que propusemos são realmente moderados e não requerem muito esforço da sua parte. Motive-se e tenha em mente que eles o ajudarão a descontrair seus músculos e até mesmo a relaxar seu sistema nervoso.

Enquanto você faz todos esses alongamentos, você pode aproveitar para tentar relaxar sua mente, é provável que questões do dia-a-dia surjam na forma de pensamentos; deixe-os ir e diga a si mesmo: Eu estou relaxando meu corpo e minha mente! Com este pequeno truque você será capaz de se concentrar e evitar que sua atenção seja desviada.

Se você se propôs a fazer esses alongamentos para dormir, parabéns, nós estamos com você e o apoiamos no processo. Do Maxcolchon desejamos-lhe um descanso saudável, sonhos felizes!