Alimentos ricos em triptofano para um sono reparador

Jun 22, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, ALIMENTAÇÃO

Seguramente já ouviu ou leu mais do que uma vez: “nada melhor do que alimentos ricos em triptofano para um sono reparador”. Mas, a que se referem quando falam desta substância? O que é? ¿Que alimentos contêm triptofano? É verdade que apenas existe nas bananas?

Para responder a todas estas perguntas, que parecem levar-nos a uma resposta cujo denominador comum é o conforto, o sono de qualidade e o descanso do nosso corpo, fomos “descascar” uma série de alimentos que contêm triptofano. E, como está claro, contamos-lhe em seguida em que consiste este elemento nutritivo.

O que é o triptofano?

A um nível puramente científico, poderíamos definir o triptofano como um dos oito aminoácidos necessários para o nosso organismo. Mas, indo mais além do que a simples definição enciclopédica, poderíamos começar por acrescentar que se trata de um dos elementos mais necessários para:

– Ajudar no crescimento dos bebés.

– Produção de proteínas.

– Realizar funções de manutenção em músculos, neurotransmissores do corpo e enzimas.

– Estimular a hormona de crescimento.

– Ajudar a prevenir problemas cardiovasculares ou alguns tipos de cancro.

– Realizar funções de analgésico.

Para saber melhor o que é o triptofano e qual é a sua grande função, teremos que explicar em que consistem os aminoácidos essenciais. Falamos daqueles componentes proteicos que são necessários para o correto funcionamento do nosso organismo. Já que o organismo é incapaz de produzir essas substâncias, o que faz é procurar ajuda através da alimentação, mais concretamente através do triptofano.

Porque é que o triptofano nos ajuda a melhorar o nosso descanso?

Como já comentamos, o triptofano é um dos oito aminoácidos essenciais que existem. Um componente que não só ajuda ao que já referimos anteriormente, mas também na produção das hormonas da serotonina e da melatonina. Ou seja, aquelas que ajudam a estabilizar o nosso sistema nervoso da seguinte forma:

– Ajudam a libertar o stress.

– Acalmam a ansiedade.

– Previnem doenças como a depressão.

– Proporcionam energia.

– Ajudam a controlar o apetite.

– Ajudam a regular os ciclos do sono.

Se nos fixarmos apenas nas funções relacionadas com a melatonina, veremos que é a hormona que regula os ciclos do sono. Isto quer dizer que, se conseguirmos que o nosso organismo obtenha o nível adequado de triptofano, poderemos evitar sofrer de insónias, e alcançaremos um sono muito mais limpo e descansado.

Os 10 tipos de alimentos que contêm mais triptofano

Entre as dezenas de substâncias e elementos que trazem benefícios ao nosso organismo, o triptofano é um dos mais importantes. Não só ajuda a adormecer melhor e a prevenir determinados transtornos psicológicos, como também está presente em alimentos ricos em vitamina B, magnésio, zinco ou ácidos gordos de tipo ómega 3.

As carnes brancas

Chamamos carnes brancas às que proveem de animais como o frango e o peru. As carnes brancas, para além de serem carnes ricas em triptofano, dispõem de outro grande valor acrescentado: são capazes de contribuir para uma dieta saudável, graças a dispor de uma quantidade de gordura muito baixa.

Frutas e verduras

Aqui encontramos os reis do triptofano. Se por alguma coisa se destaca a banana, é por ser muito rica nesta substância e em vitamina B6. Além desta fruta, também veremos o enriquecedor que podem ser outras frutas e verduras, como o ananás, as cerejas (outra fruta que contribui com melatonina), abacate, ameixas, espinafres, beterraba, cenoura, agrião, salsão, brócolos ou tâmaras.

Ovos

Uma vez eliminada a lenda urbana do alto colesterol que tinham, hoje em dia já podemos disfrutar com mais liberdade dos ovos. Em concreto, a sua gema proporciona proteínas, minerais, vitamina B e aminoácidos essenciais. Como o triptofano.

Cereais

Os cereais integrais produzem insulina, um mecanismo que ajuda a que o nosso organismo transforme o triptofano na mencionada serotonina. Destacamos o arroz e a aveia.

Peixes oleosos

Este tipo de peixe é famoso por ser rico em minerais, zinco, magnésio e, sobretudo, ómega 3. Mas os peixes oleosos também nos podem ajudar a adormecer melhor, graças ao triptofano que contêm. Em especial, o salmão ou a sardinha.

Lacticínios

Todo o leite magro ou com pouca gordura contribui com magnésio e triptofano

Leguminosas

Lentilhas, grão de bico, vagens ou soja. As leguminosas são tão saudáveis que contribuem com vitaminas, magnésio e triptofano.

O chocolate negro

Em equilíbrio e na medida certa, pode fornecer ferro, magnésio, potássio, vitaminas B e fósforo.

Frutos secos

Amêndoas, nozes, caju e pistachos.

Sementes

Sementes de abóbora, de girassol e de sésamo.