A temperatura ideal em casa para descansar no inverno

Fev 13, 2021 | INFORMAMOS-TE

Com a chegada do inverno, precisamos de aquecer o ambiente das nossas casas para compensar as temperaturas geladas do lado de fora. Nestes casos, a utilização do aquecimento ajuda-nos a obter o conforto necessário, principalmente quando começa a escurecer e o tempo fica cada vez mais frio.

Com maior motivo, no momento de ir dormir precisamos de manter uma temperatura que nos permita descansar confortavelmente sem que tenhamos de cobrir-nos com muitas camadas de roupa. Embora a temperatura ideal seja aquela em que não temos nem frio nem calor, muitas vezes é difícil concordar sobre qual é a mais apropriada.

Assim, enquanto durante o dia costumamos manter o aquecimento à volta de 20 graus, à noite, quando vamos dormir, não é aconselhável ter um ambiente muito quente. É que, durante os ciclos de sono, o nosso corpo varia a sua temperatura corporal naturalmente. Portanto, se o quarto estiver muito quente, precisaremos de um esforço extra para a ajustar.

O problema de deixar o aquecedor ligado durante a noite é que, em muitos casos, pode ser prejudicial para que possa desfrutar de um sono reparador e eficaz. Por esse motivo, costuma-se recomendar que a temperatura ideal para dormir à noite seja entre 15 e 19 graus com humidade relativa do ar à volta de 60%.

Conselhos para manter a temperatura ideal

Se mantivermos a temperatura adequada enquanto descansamos, garantimos um sono contínuo, sem despertares contínuos e incómodos. Se pretende atingir a temperatura ideal em casa para descansar no inverno, pode consultar as directrizes que propomos.

Ventilar o quarto

Um dos conselhos a ter em consideração para obter uma temperatura adequada nos quartos é ventilar os quartos pela manhã durante cerca de 10 a 15 minutos. Além de ser um hábito saudável, ajuda a eliminar odores desagradáveis ​​e impurezas do ambiente.

A circulação do ar facilita a regulação da humidade das divisões e ao mesmo tempo permite que os raios solares aqueçam e desinfectem as divisões das nossas casas.

Instalar janelas herméticas

É importante evitar que o frio e a humidade penetrem os nossos quartos para manter o ambiente aquecido. Para isso, as janelas com vidros duplos e corretamente vedadas atuam como isoladores contra as intempéries, tanto devido ao calor excessivo quanto ao frio intenso.

Com o simples gesto de baixar as persianas quando começa a escurecer, é possível reter o calor acumulado durante o dia nos quartos. O sol é uma fonte de calor natural que ajuda a aquecer os nossos quartos se aproveitarmos a sua orientação. Além disso, um bom isolamento térmico permite economizar nos gastos com energia, que sempre vem a calhar para seu bolso.

Apagar o aquecimento antes de ir dormir

No momento de se deitar, desligue o aquecimento para evitar que o ambiente seque e assim manter a humidade necessária. Porém, nos casos em que o seu funcionamento seja imprescindível devido às condições climatéricas da região, é aconselhável baixá-lo um ou dois graus ou instalar um termostato digital programável que mantenha a temperatura constante.

Outra opção é colocar válvulas termostáticas nos radiadores. Desta forma, é possível escolher a temperatura pretendida de acordo com as necessidades de cada um dos membros da família.

Se seu uso não for necessário, geralmente é preferível dormir num ambiente mais frio do que demasiado quente. A razão é que foi comprovado cientificamente que desta forma você consegue um sono profundo mais rapidamente.

Colchões e roupa de cama respiráveis

Em qualquer dos casos, é essencial que os nossos colchões e roupa de cama sejam respiráveis. Com isso, garante-se a dissipação do calor libertado durante o sono e evita-se a proliferação de ácaros e bactérias tão prejudiciais à saúde.

Pode consultar o site da Maxcolchon e verificar a grande variedade de colchões no nosso catálogo. Complete a sua cama com capas de edredão 100% algodão e obtenha o máximo conforto no seu equipamento de descanso. Visite-nos!