A melhor postura para dormir, que evita as dores de costas

Set 7, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE | 0 comments

As dores de costas são uma das maleitas mais comuns de que se costuma padecer na idade adulta. Permanecer muito tempo sentado enquanto se trabalha, ou realizar atividades que requerem um grande esforço físico, influenciam na carga muscular da nossa coluna vertebral.

Um bom descanso é uma das soluções para evitar as dores de costas. Quando estamos dormindo, os nossos músculos relaxam-se. Por isso, é conveniente adotar a postura correta, para aliviar a zona lombar quando vamos para a cama. Quer conhecer qual á a melhor postura para dormir e evitar a dor de costas?

As melhores posturas para evitar a dor de costas ao dormir

As dores de costas afetam a nossa vida diária, e costumam ser uma das causas principais das baixas laborais. Além disso, podem causar um sono de má qualidade, e provocar o aparecimento de enfermidades crónicas.

Por esse motivo, no caso de padecer de dores de costas, é importante encontrar a postura correta para obter um descanso efetivo, que nos ajude a evitar a acumulação de tensões na área costal.

Dormir sobre o lado esquerdo

Regra geral, a melhor postura para dormir costuma ser sobre o lado esquerdo. A razão é bem simples: nesta posição, respeita-se a curva natural que tem a coluna, e dessa forma equilibra-se ao máximo o peso do corpo.

Também é importante manter a cabeça bem apoiada na almofada, de forma a que fique alinhada com o resto da espinha dorsal. Um dos conselhos que costumam funcionar muito bem para manter esta posição lateral é colocar uma almofada adicional entre as pernas.

Dormir de barriga para cima

Dormir de barriga para cima é uma postura natural, que geralmente é benéfica para o nosso descanso. Porém, em determinadas ocasiões pode chegar a ser prejudicial, como por exemplo a partir do segundo trimestre de gravidez, ou se casualmente ressona pelas noites.

Da mesma forma que ocorre com qualquer postura, a almofada deve ser a adequada para cada caso. Quando se dorme nesta posição, não interessa que seja demasiado alta, nem demasiado baixa. A ideia é conseguir que o pescoço se mantenha em linha com o tronco do nosso corpo.

A pior postura para dormir se sofre de dor de costas

Da mesma forma que há várias opções para manter as nossas costas em perfeito estado de descanso, há outras que se deveriam evitar. Ao fim e ao cabo, trata-se de manter a coluna na posição mais natural possível e, por isso, dormir de barriga para baixo pode ser prejudicial para a nossa saúde.

Nessa postura, o pescoço e as cervicais podem ver-se afetados. Ao dormir de barriga para baixo, o pescoço e a coluna não ficam alinhados, sendo que, pelo contrário, aumenta a curvatura lombar. Dessa forma, comprimem-se os nervos da parte dorsal do nosso corpo, e provavelmente ao acordar iremos sentir dores nas principais zonas de pressão e suporte do corpo.

Conselhos para evitar a dor de costas

Um dos conselhos mais saudáveis para evitar a dor de costas é a realização de exercício físico. Levar uma vida sedentária prejudica a nossa saúde em qualquer circunstância, mas no caso de padecer de alguma doença relacionada com os ossos ou com os músculos do nosso corpo, sentiremos ainda mais os efeitos dessas moléstias.

Por isso, é aconselhável levantar-se e andar cada certo tempo, no caso de que trabalhemos sentados durante muitas horas, por exemplo. Apenas com realizar algum tipo de alongamentos de vez em quando, conseguiremos evitar que os nossos músculos se tornem mais entorpecidos.

Ainda que pareça irrelevante, a alimentação também desempenha um papel importante na prevenção das dores de costas. Uma dieta equilibrada, com as suficientes vitaminas e nutrientes, pode ajudar a reduzir estas moléstias.

Também é boa ideia dispor dos conjuntos de descanso adequados às nossas necessidades. Muitas vezes, a composição dos colchões determina a qualidade do nosso descanso. Por isso, recomenda-se escolher colchões adequados, que nos possam proporcionar um ótimo bem-estar, em termos de adaptabilidade, firmeza e transpirabilidade na hora de dormir. Lembre-se que um descanso reparador é sempre uma boa opção.