A importância do descanso no padel

Ago 24, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, DESPORTO E BEM-ESTAR | 0 comments

No que ao desporto diz respeito, todo o mundo sabe que dois aspetos chave para o seu bom desempenho são o treino e a alimentação. Mas, ¿o que dizer do descanso? ¿Descansar melhor ou pior pode ter algum tipo de influência sobre o desporto que pratiquemos?

A verdade é que sim, ainda que pensemos que pode ser algo secundário, o certo é que o descanso é fundamental na nossa vida diária, mas torna-se ainda mais importante quando praticamos algum desporto.

Tanto o descanso noturno, como o descanso entre treinos, pode chegar a influenciar, e até determinar, o resultado de um jogo. Especialmente se é um desportista profissional, saberá o quão importante resulta o descanso no padel. Mas, se por acaso não sabe, contamos-lhe tudo em seguida.

O descanso no padel

Há quem pense que o descanso é um complemento que não tem porque influenciar no nosso desempenho desportivo. No entanto, o certo é que pode determinar, desde o nosso estado de ânimo, até ao nosso resultado em um jogo. Essa é a verdade: dormir pouco pode fazer com que não ganhe, e não o dizemos nós. O mesmo dizem os especialistas.

O descanso no desempenho de um jogo

A investigação quis determinar qual é a importância que pode chegar a ter o descanso em um jogo, e parece claro que o aumento, quer na quantidade, como na qualidade de sono, ajudam os atletas a melhorar o rendimento em muitas áreas relacionadas com as exigências do desporto, tal  como indica o doutor Andrew M. Watson.

Assim o explica também um estudo levado a cabo sobre jogadores de ténis universitários. Os investigadores trataram de determinar os efeitos do aumento de sono no desempenho dos jogadores, aumentando o seu sono em, pelo menos, nove horas por semana. Concluíram que os jogadores obtinham melhores resultados.

Além disso, a precisão dos serviços dos jogadores aumentou significativamente, de uns 36 por cento, a quase uns 42 por cento. Como era de imaginar, os jogadores também experimentaram menor sonolência, ao terem dormido mais horas.

De fato, segundo a Sleep Foundation de Estados Unidos, a falta de sono pode afetar o rendimento desportivo em muitos aspetos. Mentalmente, a falta de sono poderia reduzir a capacidade de reagir rapidamente, e de pensar com clareza. Além disso, as pessoas privadas de sono têm maior probabilidade de tomar más decisões, e de correr mais riscos. Por outro lado, a falta de sono também aumenta a irritabilidade, e o risco de ansiedade e depressão. Fisicamente, a falta de sono também pode aumentar o risco de padecer de muitos problemas médicos, como pressão arterial alta, diabetes tipo 2, acidente cardiovascular, ou doença renal.

Descansar adequadamente para prevenir lesões

As lesões em desportos como o padel são habituais. De fato, segundo um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade Complutense de Madrid e da Universidade Politécnica de Madrid, o padel é o 6º desporto com maior número de lesionados, e o segundo desporto em que a fisioterapia e a reabilitação são mais necessárias. E, obviamente, um dos fatores que pode levar a que se produzam estas lesões é um mau descanso.

Segundo um artigo da revista Journal of Pediatric Orthopaedics, publicado em 2014, aquelas pessoas que dormem menos têm maiores probabilidades de sofrer uma lesão do que aquelas que dormem mais. Em média, dormir menos de oito horas levava a um aumento de 1,7 de probabilidades de sofrer una lesão.

A importância de dormir bem antes de um jogo

Sobretudo no que aos atletas profissionais se refere, o descanso no dia anterior a um jogo pode ser determinante para o seu resultado final. Este permitirá que a nossa mente descanse.

Assim, um estudo publicado na revista Journal of Science and Medicine in Sport em 2015, avaliou o impacto que tinha sobre o sono dos atletas o fato de ter uma competição brevemente. Os investigadores concluíram que um 64 por cento dos atletas teve dificuldades para dormir, na noite anterior à competição. Principalmente, isto era devido ao nervosismo, o que poderia interferir, tanto no desempenho do jogo, como no seu bem-estar mental.

Como vê, o descanso em desportos como o padel é chave. Há muitas razões para lhe dar a importância que se merece, mas ainda mais quando falamos de desportistas profissionais. Nestes casos, o melhor é contar com um colchão que se adapte ao corpo do desportista.

Na Maxcolchon apoiamos o desporto, até ao ponto de dispor de um colchão específico para aqueles que o levam a cabo no seu dia a dia. Tanto para o desportista habitual, como para o desportista ocasional, o colchão Sojamax permite prevenir lesões e contraturas, além de permitir que os músculos se recuperem do esforço diário.

Este colchão é composto por um núcleo perfilado de máxima adaptabilidade. Além disso, a sua densidade de 90 kg de viscoelástica faz deste colchão o melhor descontraturante. Prepare-se para o grande jogo!