A importância do descanso na terceira idade

Nov 11, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO | 0 comments

Sabemos que dormir é fundamental em todas as etapas da vida. No entanto, há certos momentos das nossas vidas que são mais vulneráveis, e a terceira idade é um deles, sem qualquer dúvida. E é que os adultos necessitam dormir uma média de oito horas cada noite, porém, no caso dos adultos mais idosos, este número de horas pode variar, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa.

Em qualquer caso, é determinante que, durante a terceira idade, o descanso seja reparador, especialmente para aquelas pessoas que padecem de alguma ou algumas enfermidades. O problema é que, durante estas idades, é bastante comum apresentar dificuldades para manter a continuidade do sono durante a noite.

O descanso durante a terceira idade

Tal como indicam  alguns académicos, como Eduardo Sandoval, da Faculdade de Psicologia da Universidade de San Sebastián, a eficiência de sono diminui, e o descanso vê-se afetado durante a terceira idade. Isto poderia resultar num problema para o dia a dia das pessoas mais idosas, já que, segundo indica o académico, “um sono reparador permite cumprir com êxito com as exigências diárias, possibilitando um maior controlo sobre o stress e a estabilidade anímica”.

O profissional também indica que a existência de fragmentação faz com que períodos de vigília noturna aumentem, até ocupar entre 12 a 25 por cento do tempo dedicado ao sono. Assim, segundo o professor, isto resulta numa diminuição da capacidade para descansar, em proporção à sua necessidade de sono, que é maior. Isto provoca, por sua vez, que o número de horas dedicadas a esta função tenha de aumentar.

Em qualquer caso, desfrutar de um bom descanso durante a terceira idade é chave. De fato, segundo indicam alguns estudos, na terceira idade, as taxas mais baixas de morte encontram-se naquelas pessoas que dormem entre 7 a 8 horas diárias. Nas pessoas que se encontram por baixo deste nível, ou que ultrapassam este limite, o risco aumenta. Isto poderia acontecer devido a que, ao não descansar o suficiente, corre-se o risco de que aumente a produção de cortisol, o que pode levar a aumentar a probabilidade de contrair certas enfermidades.

Além do mais, o descanso tem uma função restauradora, para melhorar a nossa atividade, tanto intelectual, como física. E é que o cérebro necessita dessas horas de descanso, para poder desconectar, e processar assim a informação que foi recebendo durante todo o dia. Incluso as células da nossa pele regeneram-se e oxigenam, durante este período de tempo em que estamos a dormir.

A importância do descanso na terceira idade

Como se pode conseguir um bom descanso na terceira idade?

Dado que resulta tão importante manter um bom descanso durante estas idades, pode ser pertinente tomar algumas medidas, para conseguir alcançá-lo. Estas são algumas delas:

Ambientes desafiantes e ativos durante o dia

Uma das recomendações, para melhorar o descanso durante a terceira idade, é a procura por ambientes ativos e desafiantes durante o dia. Isto permitiria evitar as sestas e, com isso, diminuir a fragmentação do sono, e a sua conseguinte desestruturação noturna, que não só pode diminuir a qualidade do descanso, como também tornar mais complicado manter a vigília durante o dia. Em resumo, fazer todos os possíveis por evitar essas sestas diurnas, que seguramente vão afetar o descanso pela noite!

Harmonia na rotina

Manter uma rotina de sono regular é chave, para desfrutar de um bom descanso durante a terceira idade. Assim, mantendo, na medida do possível, uma regularidade nos horários, para se deitar pela noite, e se levantar pela manhã, pode ajudar a desenvolver uma rotina de sono saudável, que mantenha o descanso em linha.

Para isso, a rotina de sono pode ser acompanhada pela realização de exercício regular e moderado durante o dia. Isto, sempre que as condições físicas o permitam, pois pode ser de grande ajuda para descansar pela noite. A isso também se deve juntar um estilo de vida saudável em geral, que inclua uma dieta ajustada às necessidades da pessoa, e evitando, na medida do possível, a ingestão de álcool.

Em resumo, dormir bem é importante para todos, mas ainda o é mais, no caso das pessoas mais idosas. É por isso que, se se encontra na terceira idade, lhe recomendamos que siga todas as recomendações possíveis, para melhorar o seu descanso. Além do mais, não hesite em consultar com o seu médico se sofre de algum problema em concreto, que o impeça de descansar adequadamente. Um profissional poderá oferecer-lhe as melhores estratégias para descansar, segundo as suas necessidades.