A importância do clima na hora de escolher um colchão

Ago 8, 2021 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR | 0 comments

Dispor de um colchão adequado às necessidades do nosso descanso é uma das garantias para poder obter um sono profundo e reparador. Por sorte, nos últimos anos, os avanços tecnológicos que se foram aplicando no fabrico de colchões permitem-nos eleger entre uma ampla seleção de modelos e acabamentos.

Na nossa eleição, podemos encontrar diferentes variedades, dependendo da firmeza, transpirabilidade, e adaptabilidade que melhor nos convenha. As possibilidades multiplicam-se. Entre elas, os colchões viscoelásticos e de molas ensacadas costumam ser os mais procurados, e triunfam pelas suas excelentes qualidades.

Porém, ainda que a priori não pareça uma questão importante, outro dos fatores a ter em conta, quando vamos escolher um colchão, é o clima que temos na zona onde vivemos.

 A importância do clima na hora de escolher um colchão

O ambiente da zona em que vivemos condiciona o resultado do nosso descanso. Tanto as zonas frias que se encontram a grande altura, como as excessivamente calorosas e húmidas, são um fator a ter em conta para a obtenção de um descanso gratificante.

Que colchão eleger num clima húmido e caloroso?

Os climas mais húmidos, quer seja porque estão nas zonas costeiras, perto do mar, ou em zonas mais chuvosas, requerem colchões que disponham de um alto grau de transpirabilidade. A razão é bem simples: os colchões necessitam transpirar, para que se possam manter em ótimas condições. Caso contrário, a acumulação de humidade pode provocar o aparecimento de bactérias, e dessa maneira, afetar de forma negativa o nosso descanso.

Nestes casos, a capacidade de dissipação do calor é um dos pontos chave que importam, na hora de escolher o colchão no qual vamos dormir. Por isso, o nosso conselho é que, nos lugares em que as temperaturas não sejam demasiado frias, opte por colchões de molas, ou colchões que disponham de uma alta transpirabilidade.

É bastante recomendável também que o colchão disponha de uma composição à base de diferentes camadas, que permita evaporar os suores próprios do sono, e ajude a manter a higiene do mesmo.

Assim, se dispõe de uma segunda residência, na qual normalmente passa as suas férias, um colchão deste tipo pode ser uma das opções mais recomendadas, para aguentar os calores próprios da época de verão.

Que colchão escolher num clima frio?

Pelo contrário, as zonas de maior altitude costumam ter umas temperaturas que raras vezes se podem definir como calorosas. Se vive numa zona de montanha, seguramente já pôde comprovar que até em algumas noites de verão costuma arrefecer.

Nestas circunstâncias, interessa um colchão confortável, que nos permita descansar comodamente. Os colchões artesanais são uma estupenda opção, porque as suas prestações oferecem a máxima qualidade, e cobrem as necessidades de qualquer tipo de dormente.

A sua composição à base de fibras naturais, como a seda e o algodão, é perfeita para obter um descanso imbatível. Ainda que o seu preço lhe possa parecer um pouco elevado, são um investimento de futuro, já que têm a vantagem de que se podem girar, pelo que a sua vida útil é mais prolongada do que as dos colchões mais convencionais.