A importância de uma vida sã para o seu descanso

Ago 23, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE | 0 comments

“Um estado de completo bem-estar, físico, mental e social”. Assim é como a Organização Mundial de Saúde (OMS) define o conceito de saúde. O resumo da OMS é uma definição acertada, porque entendemos que engloba todos os pilares fundamentais que a sociedade atual entende necessários para conseguir uma vida sã: trabalho, prevenção da saúde, exercício físico, sociabilidade, família, e relação com o meio ambiente.

Por que levar uma vida sã repercute diretamente num melhor descanso?

Sempre temos sublinhado a importância da alimentação e do exercício como os dois eixos fundamentais da saúde. Mas, ¿e o que acontece com o descanso? Devido ao incremento do ritmo de vida atual, e às próprias causas que o fizeram aumentar (as redes sociais, a maior competitividade laboral, etc…), parece que a uma boa noite de sono não se lhe dá o valor que merece. Um erro demasiado comum, que choca de frente com todos os benefícios que pode repercutir na nossa saúde o fato de dormir bem todas as noites.

– Dormir mal é sinónimo de obesidade. Muitos são os estudos que têm demonstrado que a falta de sono está relacionada com o aumento de peso e com a obesidade.

– Dormir ajuda-nos a melhorar a concentração e a produtividade. Ou, por outras palavras, o nosso rendimento laboral e académico.

– Melhora certas funções cerebrais: cognição, concentração, produtividade e desempenho.

Maximiza o rendimento desportivo e físico: aumenta a velocidade, a precisão, ou os tempos de reação.

– As pessoas que dormem mal sofrem de maior risco de padecer de enfermidades cardiovasculares, e outros problemas de saúde.

– Uma boa noite de sono ajuda o nosso estado de ânimo: A falta de sono está relacionada com a depressão, o stress, a ansiedade, e outros transtornos mentais e psicológicos.

– Dormir mal afeta as emoções e as interações sociais.

6 passos a ter em conta para conseguir essa vida sã

1. Realizar atividade física (e convertê-la numa rotina matutina)

É sobejamente conhecida a importância que tem na nossa saúde e no nosso bem-estar a prática de desporto. Cremos que os motivos são tão conhecidos que não faz falta insistir mais. Mas, ¿conhece também a influência que tem de realizar exercícios de índole física durante o dia? Quanto mais se exponha à luz do sol, melhor será o seu ritmo circadiano, e o ciclo de sono e vigília.

2. Manter uma dieta equilibrada, rica e saudável

Conforme mais vá consumindo frutas, verduras, legumes, cereais integrais ricos em fibra, nozes e pescados, mais saudável será a sua vida. E se estes alimentos são acompanhados com a diminuição de hidratos de carbono, carnes processadas, açúcar e gorduras saturadas, melhor. Além disso, é importante também que equilibre o consumo de calorias ao longo do dia. Isto quer dizer que, se confeciona jantares abundantes, pior vai dormir pela noite.

3. Não abuse da cafeína e do álcool

Tudo o que possa ser moderar o consumo de cafeína (¿quantos cafés ao dia crê que são necessários?), e a ingestão de bebidas alcoólicas, melhor. Além de que as bebidas açucaradas não são um bom aliado da vida saudável (nem do descanso noturno).

4. Tente levar uma rotina diária

Levantar-se e deitar-se à mesma hora, realizar exercícios de meditação, praticar a respiração profunda, ler um livro, escutar algo de música (ou os tão atuais podcasts), ou escrever um pequeno diário antes de se deitar. Tente transformar pequenas e quotidianas atividades numa espécie de ritual diário.

5. Descanse sobre um colchão de qualidade (e crie um ambiente agradável no seu quarto)

Dispor do melhor conjunto de descanso possível (colchão, almofada, roupa de cama, cabeceira e suporte), não servirá de nada se exagera na iluminação, se se produzem muitos ruídos ao seu redor, ou se a temperatura não é a apropriada. Não existe nada melhor do que dormir bem para desfrutar de uma vida saudável.

6. Esqueça os dispositivos eletrónicos

Usar o telemóvel, o tablet, ou o computador durante todo o dia já é bastante stressante, e a última coisa de que necessita é que também os leve para a cama. Além de que as luzes destes dispositivos não são boas para o nosso descanso, sempre pecamos e acabamos por verificar o e-mail de trabalho, e as redes sociais. Ou, dito de outra forma, expomo-nos desnecessariamente a estímulos que nos irão provocar ansiedade.